A deputada Kitty Lima (CIDADANIA) está defendendo a prorrogação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em virtude da pandemia do novo coronavírus. As provas estão mantidas para novembro de 2020.
“Não podemos aceitar que o Enem se torne instrumento de ampliação das desigualdades sociais”, ressalta.
Kitty Lima enfatizou que milhões de estudantes do ensino público estão sem aulas e não possuem condições para a metodologia online, que está sendo praticada. “Essa luta é de todos nós”, acredita.
Ela disse ainda que a educação deve ser inclusiva. “Em um momento como esse em que os estudantes não têm previsão de retorno às aulas presenciais, é inaceitável manter a data inicial do Enem, que é a principal porta de entrada para o ensino superior do país”, complementa.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e foi criada em 1998. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino médio no país.
O Ministério da Educação divulgou que apesar da pandemia, o Enem 2020 está mantido e as provas deverão ser realizadas nos dias 1º e 8 de novembro.
Por Aldaci de Souza – Rede Alese