A Justiça Eleitoral proferiu decisão em desfavor da coligação “Novo Tempo para Sergipe”, formada pelos PSD, PDT, PP, Republicanos, União Brasil, PSC e Avante, além do candidato ao Governo Fábio Cruz Mitidieri (PSD), em decorrência da veiculação de “propaganda negativa paga na internet, impulsionando vídeos vocacionados a degradar a imagem do candidato representante por meio da plataforma Youtube”.
O material em questão se trata de um vídeo em que, de maneira descontextualizada, induz que o também candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), teria proferido discursos de cunho machista e misógino contra as profissionais da Medicina.
Segundo a decisão, assinada pelo juiz auxiliar Gilton Batista Brito, “os vídeos apresentam conteúdo inverídico e/ou gravemente descontextualizados, em nova difusão de fake news promovida pelos representados que se destinam exclusivamente a degradar a imagem do candidato da coligação representante”. E que, por essa razão, ordenou “a suspensão imediata de todas as postagens aqui referenciadas, por meio das respectivas URL’s (ao fim repetidas), sob pena de multa diária a ser arbitrada por esse Douto Juízo, e se proíba que sejam as peças objurgadas – ou outras de igual conteúdo – novamente impulsionadas, sob pena de crime de desobediência”.
Por essa razão, no entendimento do magistrado, “percebe-se que nas duas primeiras postagens, o representado realizou uma montagem e/ou trucagem, valendo–se de fala descontextualizada do representante, proferida em momento diverso, com o objetivo tentar fazer crer que o representante é contrário à participação das profissionais mulheres no mercado de trabalho, mais especificamente na medicina”.
Deste modo, o juiz deferiu o pedido de tutela provisória de urgência e determinou “à plataforma empresa Google a remoção do conteúdo”.
Da assessoria