Toda a comunidade escolar ligada à rede municipal de ensino, profissionais em diversas funções, os próprios alunos do ensino infantil e fundamental e os pais, tem sido beneficiada com a adoção de uma ferramenta tecnológica inovadora: um sistema de Inteligência Artificial (IA), chamada “Ju”. Criada por técnicos da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), ela está revolucionando a capacidade de processar informações, ajudando a melhorar o desempenho dos matriculados, e oferecendo um suporte para planejamento e execução de ações por parte da gestão.
A Semed é a primeira pasta do município a integrar ao seu sistema de trabalho a Inteligência Artificial, na esteira de um projeto de digitalização que envolve a criação de uma infraestrutura de internet de alta velocidade em todas as unidades, modernização do parque tecnológico desses espaços e mais recentemente a entrega de notebooks aos estudantes.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, o sistema de Inteligência Artificial da Semed está sendo cada vez mais aprimorado com foco nas políticas públicas de Educação. “Nosso intuito é aprimorar os processos de gestão na rede municipal. Os dados obtidos através da Ju se reverterão na otimização das políticas públicas já existentes e na formulação de novas. Todas elas com foco na aprendizagem e no sucesso escolar dos estudantes ”, declara o secretário.
“Tudo começou lá em 2018, quando a gente iniciou a virtualização dos processos da Semed, através da implantação da matrícula online. Foi aí que tivemos acesso pela primeira vez aos dados virtuais organizados com informações dos alunos matriculados na rede. A partir daí, instituímos a fase de transformação digital da Semed, juntamente com a integração também do diário eletrônico, onde os professores colocam as notas e a frequência dos estudantes. Além disso, houve uma melhora na infraestrutura de rede nas escolas, com wi-fi, internet rápida via fibra óptica, o que também contribuiu bastante para que hoje a gente tenha essa frente de Inteligência Artificial”, explica o diretor de Tecnologia de Informação da Semed, Caio Davinis.
Outro marco importante, ressalta Caio, ocorreu no final de 2022, quando a Semed migrou os sistemas de desenvolvimento próprio da pasta, o Siged, “pois percebemos que a quantidade de dados aos quais tínhamos acesso permitiria fazer a construção de um processo de aprendizado de máquina”, frisa. “Com os dados de todo o ano, para que, já em 2023 a gente conseguisse desde o início do ano letivo uma perspectiva de como seriam as taxas de sucesso escolar, permitindo validações e mudanças de métodos, de maneira a garantir que o resultado fosse o mais preciso possível. Assim, durante o ano letivo de 2024 tivemos esse processo bastante otimizado, o que , sem dúvida, causou bastante impacto na taxa de sucesso escolar deste ano”, detalha o diretor de TI da Semed.
Esse processo tem permitido registrar e analisar dados com muito mais agilidade e eficácia em comparação com o que era possível usando as anotações em folhas de papel como era feito alguns anos atrás. A Ju, então, é uma interface mais intuitiva e simples que auxilia a comunidade escolar, em especial os professores, com insights que talvez não surgissem sem o cruzamento das informações coletadas diariamente nas escolas.
“A ideia da Ju, na verdade, começou com a proposta de apenas aproveitar a quantidade concentrada de dados que nós temos, dos nossos estudantes referentes às suas notas, fluência de leitura e frequência, por exemplo, de maneira a usá-los para promover um processo preditivo. A partir das avaliações que os estudantes vão fazendo buscamos entender quem são aqueles que têm uma taxa de sucesso escolar mais alta ou baixa, de maneira que uma tomada de atitude antecipada, uma ação preventiva, seja possível, antes mesmo que estes estudantes, de fato acabem reprovando ou tenham um mal desempenho em determinado componente curricular, ou seja se possa corrigir o rumo a tempo. A Inteligência Artificial ajuda muito neste sentido, porque não só consegue mostrar, em tempo real, qual a situação da rede com base no que já aconteceu, como nos dá uma perspectiva do que vai vir logo à frente”, aponta Caio.
Desenvolvida para atuar como um assistente virtual, a partir da experiência específica do usuário com a ferramenta, a Ju consegue auxiliar desde a preparação de aulas até a avaliação do desempenho de cada aluno, utilizando algoritmos para oferecer sugestões, recursos e feedbacks personalizados. Desta forma, a IA promove um sistema pedagógico moderno, colocando a rede de ensino de Aracaju na vanguarda desta área e, por consequência, preparando os pequenos aracajuanos para uma sociedade que exige, com mais e mais intensidade, conhecimento e habilidades com instrumentos tecnológicos e digitais.
Foto: Marcelle Cristinne/PMA