O candidato a reeleição João Alves (DEM), prestigou na manhã deste domingo, 4, o Desfile Cívico da rede municipal de ensino. A solenidade aconteceu em alusão à Semana da Pátria e contou com a participação de cerca de dois mil estudantes de 25 escolas do município. As apresentações reuniram um grande número de público na Rua Bahia, no bairro Siqueira Campos, por onde os estudantes desfilaram uniformizados em demostração de respeito e orgulho à Pátria.
Algumas pessoas que foram assistir ao desfile revelam que acordaram bem cedo para garantir o melhor lugar e não perder nenhum detalhe do espetáculo. “Cheguei às 6h30 com meu marido e pegamos um lugarzinho estratégico, na sombra e sem a chance de ninguém ficar na nossa frente. Temos duas filhas que vão desfilar e pais corujas são assim, todos os anos elas participam do desfile e nos enchem de orgulho”, revela a cabaleleira Jaqueline dos Santos.
O sentimento de Jaqueline não é em vão, faz parte de uma política adotada por João Alves Filho, ao assumir a Prefeitura em 2013, para fortalecer a identidade das escolas, dos alunos e, consequentemente, de suas famílias, no que diz respeito ao seu papel na sociedade.
“Sempre desenvolvemos atividades para que os alunos trouxessem à avenida uma aula pública que reforçasse o sentimento de cidadania e, de modo muito especial, a relevância da escola quanto à aprendizagem”, revela João Alves.
A senadora Maria do Carmo Alves também compareceu ao evento e se disse maravilhada com as apresentações. “Além de ser uma aula cívica, o desfile mostra a toda população como é importante o papel da escola em todos os sentidos para a sociedade e para as famílias”, afirma a senadora.
Este ano o tema do Desfile Cívico foi ‘O Projeto Político e Pedagógico – PPP’, considerada a ferramenta mais importante de uma escola. O projeto diz respeito a aprendizagem, relações com a comunidade, cidadania e o desenvolvimento de habilidades de arte e cultura.
“O PPP de cada escola é construído com a participação dos pais, alunos, servidores e professores da comunidade escolar, e cada instituição elegeu um tema emergente do seu projeto para apresentar hoje na avenida”, explica João.
Valorização
Desde que assumiu a Prefeitura em 2013, João Alves não mediu esforços para que o ensino público se valorizasse e cumprisse com qualidade a sua função de formar o futuro da cidade. Uma das políticas inovadoras foi o ‘Pacto de Gestão Escolar – PGE’ que traçou padrões de excelência na gestão das unidades de ensino para melhorar o desempenho pedagógico.
Através de metas pré-definidas, cada escola pôde alcançar padrões de excelência no seu funcionamento. Atualmente, das 73 unidades de ensino da capital, 69 atingiram o nível de excelência exigido pelo Pacto de Gestão – mais de 94% do total das escolas, que é de nota superior a 7 pontos, equivalente a 70% das metas atingidas.
“Nosso foco primordial é a alfabetização, e prova disso é que desde 2013 estamos trabalhando com a alfabetização de crianças a partir dos 6 anos”, pontua João.
E o fruto de todo esse trabalho não poderia ter sido melhor. Com o esforço da gestão de João Alves para o aprimoramento da educação, Aracaju saiu do pior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das capitais do Brasil e deu um salto para o segundo melhor resultado do Norte-Nordeste em apenas 11 meses, um desempenho histórico para a capital que, até então, nunca havia atingido uma meta estipulada.
“Nós conseguimos superar a deficiência que encontramos e avançamos acima do que estava determinado”, ressalta João Alves.
Com isso, João conseguiu ampliar projetos voltados para a educação do meio ambiente, de respeito às diversidades sexuais e de diversidades étnicas, por exemplo. Um dos projetos de maior relevância foi o Laborart, que consiste em atividades artísticas de dança, desenho, pintura, modelagem, teatro e teatro de bonecos, que acontecem no turno contrário ao que os alunos estão em sala de aula, garantindo assim, o aumento da permanência dos mesmos na escola. Em 2015, o projeto atendeu a um público de 700 alunos.
“Hoje cada escola é capaz de apresenta o seu melhor projeto pedagógico. É uma prestação de contas positivas à sociedade sobre aquilo que cada unidade de ensino está trabalhando”, explica João Alves, que aguarda ansioso a divulgação ainda este mês do resultado do Ideb do ano passado. “Eu já tenho alguns sinais de que nós iremos nos superar mais uma vez”, antecipa.
Qualificação
Os professores também são prioridade para João, que entende e valoriza o papel deles em sala de aula e na formação das nossas futuras gerações. Pensando na qualificação destes profissionais, João incentiva a formação continuada através do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação “Professor Fernando Lins de Carvalho” (CEAFE), um local dotado de salas arejadas, biblioteca de apoio aos professores e laboratório de informática. É um espaço destinado a realização de atividades educativas, artísticas e culturais.
Os avanços na educação de Aracaju na gestão de João Alves Filho são notórios, mesmo diante das dificuldades financeiras que o país inteiro enfrentou durante os últimos quatros anos. João sabe que é preciso melhorar ainda mais o ensino do município, mas entende também que o esforço de profissionais comprometidos com a qualidade do trabalho dentro e fora da sala de aula fizeram a diferença em sua gestão, e esse trabalho só continuará no rumo certo com a sua reeleição para a Prefeitura de Aracaju.
Fonte: Ascom /João Alves