sábado, 19, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Brasil

Itaú alerta para riscos na economia durante Governo Lula

13 de janeiro de 2023
in Brasil, Economia
0
Itaú alerta para riscos na economia durante Governo Lula
Share on FacebookShare on Twitter

O Itaú Asset, braço de gestão de recursos do banco Itaú, alertou para os impactos políticos e econômicos do Brasil sob o Governo Lula. O comunicado foi enviado em sua carta mensal aos cotistas.

No documento, o Itaú afirma que as primeiras ações do governo, antes mesmo da posse, foram na direção contrária ao ajuste fiscal, com aprovação da PEC da Gastança, com um custo estimado de R$ 145 bilhões, e a prorrogação das desonerações sobre combustíveis, que custam R$ 50 bilhões ao ano.

A instituição financeira queixa-se de, no mês passado, os dados econômicos ficarem em segundo plano para Lula, ofuscados pelo noticiário político, em especial ao relacionado à formação do novo governo e indicações não técnicas.

O Itaú criticou ainda falta de clareza sobre a âncora fiscal da nova gestão, a ausência de informações sobre a reforma tributária e alertou para a possível elevação de impostos.

“Nossos desafios de entender o novo arcabouço fiscal e as novas políticas econômicas do governo que acaba de assumir trarão, no mínimo, alguma entropia e volatilidade aos mercados”, prevê o banco. “Teremos um ano desafiador internamente. Não se tem detalhes sobre como o governo pretende desenhar a futura regra fiscal, bem como se uma eventual reforma tributária trará um aumento relevante na arrecadação. Com isso, as expectativas de inflação para diversos prazos passaram a subir”.

De acordo com os gestores do Itaú, todos esses desdobramentos trazem riscos para a condução da política monetária, que, mesmo já operando com juros reais elevados, pode ter dificuldade para atingir a meta de inflação.

“Soma-se a isso outras indicações negativas de política econômica (maior participação de bancos públicos no crédito — provavelmente subsidiado —, fim da agenda de privatizações, enfraquecimento da Lei das Estatais e da reforma trabalhista etc.), todas já testadas no passado”, lembrou o Itaú. “O resultado foi (e deve voltar a ser) baixo crescimento, inflação alta, juro elevado e aumento do endividamento público”.

Fonte: Revista Oeste

Notícias Relacionadas

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Bolsonaro

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"

Procon Aracaju fiscaliza valores de botijão de gás de cozinha em estabelecimentos comerciais

Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é "chantagem inaceitável"

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave caem na maior parte do país

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato