O “Mutirão pela Vida”, campanha de doação de sangue realizada pelo Hemose em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi um sucesso e ultrapassou as expectativas. Ao total, foram realizados 141 atendimentos, destes, 129 estavam aptos a doar.
Para Roney Bantim, enfermeiro do Hemose, essas ações externas são de muita importância para aumentar o estoque de bolsas de sangue no Hemocentro. “Sabemos que o nosso estoque está em déficit, então essas ações estratégicas são de grande importância, pois muitas vezes o doador não consegue chegar até o hemocentro, em Aracaju, e a gente acaba perdendo a oportunidade de fazer essa coleta, então a gente vem até eles e consegue captar ainda mais. Itabaiana está de parabéns pela adesão a campanha”, disse.
Além disso, a campanha também incentivou a doação de medula óssea, registrando 24 novos cadastros no banco de doadores. Essa iniciativa aumenta as chances de pacientes que aguardam por transplantes encontrarem um doador compatível, um gesto de esperança para muitas famílias.
A ação foi uma parceria entre o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e a Prefeitura de Itabaiana, com o objetivo de fortalecer a cultura da doação no município e garantir o abastecimento de sangue para emergências e tratamentos contínuos.
Após o sucesso desta ação, a Secretaria de Saúde já estuda uma nova data para recebimento do Hemose, desta vez, com maior capacidade de doações. “Nós estamos estudando a possibilidade de fazer a ação em dois dias, trazendo os equipamentos e os profissionais do Hemose para poder atender ainda mais pessoas”, explicou Misllaine Batista, enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica.