A estação inverno começou na manhã desta quinta-feira (21) no Hemisfério Sul, mais precisamente às 7h07, e terminará no dia 22 de setembro, quando dará espaço à primavera. Em Sergipe, a sensação de frio e a formação de névoa em áreas mais altas marcaram o início da estação em várias regiões do Estado.
De acordo com o coordenador da Sala de Situação Hidrometeorológica, Clima e Tempo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) de Sergipe, Overland Amaral, historicamente o inverno é mais chuvoso no Nordeste, diferente das regiões Sudeste, Centro-Oeste e em grande parte da Região Norte do País.
Conforme Overland, em Sergipe, este ano o inverno terá chuvas finas e moderadas, fruto das incursões de massas de ar frio vindas do mar e Sul do continente, o que causa queda acentuada da temperatura, características normais para a época do ano.
“Essa estação será dentro da média histórica de cada mês. Nesse decorrer, teremos típicas chuvas da estação, chuvas finas, leves e frequentes, sempre na noite e madrugada. Outra característica é a declinação, isto é, diminuição das temperaturas”, explica o meteorologista.
O Litoral sergipano, segundo Overland, já apresenta temperaturas de 20°C e 19°C. “No interior, já se tem registrado 18°C, 17°C. Nas regiões mais elevadas, como Riachão do Dantas, temos temperaturas entre 14°C e 13°C. É extremamente frio por lá. A frente vem do mar e chega até o continente e traz não só nebulosidade, mas chuvas e temperaturas mais frias”.
Durante esta quinta-feira, as temperaturas no Litoral devem ficar entre 28°C, máxima, e 23°C, a mínima. No Agreste, a máxima deve chegar a 27°C, e mínima de 19°C; no Sertão, a máxima fica em 29°C e mínima de 18°C; no Sul e Centro Sul, máxima de 27°C e mínima de 18°C.
Solstício de inverno
Há também um fenômeno astronômico chamado solstício, que acontece duas vezes por ano e é responsável por marcar a entrada do inverno e do verão. O fenômeno acontece quando o eixo de inclinação da Terra (de 23 graus) está alinhado de maneira perfeita, fazendo com que o Sol ilumine ao máximo um dos dois hemisférios do planeta.
No solstício de inverno, o Sol está mais inclinado, passando o dia todo um pouco mais próximo ao horizonte. Dessa forma, os dias são mais frios e mais curtos. Isso ocorre no mesmo dia em que os moradores do Hemisfério Norte passam a viver sob as altas temperaturas do verão.
Fonte: AJN1