Uma instituição criada para garantir os direitos a quem mais precisa. Nesta quarta-feira, 8, o Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (Iluminar) completa sete anos de fundação, e segue realizando diversos trabalhos sociais em Aracaju.
Além de compor o nome, o vereador Lucas Aribé é um dos fundadores do Iluminar, organização sem fins lucrativos que atua diretamente na promoção de cursos profissionalizantes, muitos feitos de forma inédita na capital sergipana, que buscam integrar, cada vez mais, a pessoa com deficiência à sociedade. “O instituto foi criado com o objetivo de promover a acessibilidade e a inclusão social das diversas formas possíveis. Temos atuado de forma significativa na realização de cursos, a exemplo de Audiodescrição, LinkedIn e Ledor”, explica.
Desde sua criação, em janeiro de 2013, a instituição apoia as diversas manifestações da cidadania e fomenta projetos sociais, como a Semana Aracaju Acessível e o SuperAção. Também foi através do Iluminar que a Rede de Leitura Inclusiva foi trazida a Sergipe, incentivando a democratização do hábito de ler através das mais diversas formas.
Lucas reforça a importância de defender incisivamente ações e iniciativas que estimulem o protagonismo da pessoa com deficiência. “O Iluminar pretende ser a voz ativa da inclusão. Não precisamos de mais leis, e sim de união, para que todas as conquistas, que não são privilégios, sejam concretizadas”, destaca.
Por assessoria de imprensa