O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PDT, pré-candidato à sucessão de si próprio, surfa bem acima de todos os demais pré-candidatos na eleição de Aracaju deste ano.
Isso é que o indica uma sondagem feita pelo IFP – Instituto França de Pesquisas – entre os dias 11 e 15 deste mês de abril de 2020, bem no centro da pandemia de coronavírus.
A pesquisa, por telefone, sondou a opinião 782 eleitores de Aracaju, foi feita à custa do próprio IFP e tem registro de número 04679/2020 junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe – TRE.
Segundo o IFP, Edvaldo Nogueira vai bem na espontânea, nas seis modalidades de questionários induzidos e na rejeição – só aqui é que ele não lidera, o que termina sendo uma liderança, porque não é mais rejeitado.
Segundo os entrevistados do IFP, a maior rejeição hoje entre os sete nomes usados na questão induzida ficaria exatamente nesta ordem – Valadares Filho, 24,9%; Edvaldo Nogueira, 22,8%; Gilmar Carvalho, 12,9%; Marcio Macedo, 8,3%; Rodrigo Valadares, 1,7%, e Delegada Danielle Garcia e Delegado Paulo Márcio, com 1,2% cada. Outros 16,2% disseram que votariam em nenhum deles ou em branco, e 10,8% não souberam se manifestar.
O bom desempenho do pré-candidato Edvaldo Nogueira aparece imediatamente na pergunta espontânea “Se as eleições fossem hoje, em quem o sr(a) votaria para prefeito de Aracaju?”.
Nela, Nogueira pontua com 22,3% das intenções de votos dos aracajuanos. Bem afastado dele, com apenas 8,1%, vem o pré-candidato Gilmar Carvalho em segundo lugar.
Depois, Valadares Filho, com 5,8%; Danielle Garcia, com 2,9%; vereadora Emília Correa, com 2,5% e Paulo Márcio, Fábio Mitidieri e Marcio Macedo, cada um com 0,4%. Disseram que não votariam em nenhum deles ou em branco, 10%, e não souberam ainda informar suas opções, 47,2%.
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA
INDUZIDOS
A partir daí, o IFP aplicou seis outros questionários, todos induzidos. No primeiro, o Instituto usou o nome de sete pré-candidatos e nos demais cinco, fez questionários com perguntas cruzadas com nome de Edvaldo e o de cada um deles em separado. Em nenhuma das seis situações Edvaldo Nogueira deixa de estar em primeiro lugar.
Na primeira aplicação, o resultado é o seguinte: Edvaldo Nogueira é opção de voto para 28,9%, seguido de Danielle Garcia, com 17,4%; Gilmar Carvalho, com 15,4%; Valadares Filho, 9,6%; Paulo Márcio, 2,8%; Marcio Macedo, 1,7% e Rodrigo Valadares, 0,4%. Nenhum deles ou branco compuseram 15,9% das respostas, e não sabem, 8,1%.
A seguir, as cinco demais situações foram todas de Edvaldo Nogueira contra um deles especificamente. Quem mais chega perto de Nogueira em intenção de votos é Danielle Garcia; quem mais se distancia é Paulo Márcio.
Situação 1: Edvaldo Nogueira, 42,3% e Danielle Garcia, 29,5%. Não votariam em nenhum deles ou em branco, 18,3% e não sabem, 10%.
Situação 2: Edvaldo Nogueira, 51,5% e Valadares Filho, 19,1%. Não votariam em nenhum deles ou em branco, 22,4%, e disseram não saber, 7,1%.
Situação 3: Edvaldo Nogueira tem 55,2% e Rodrigo Valadares vai a 14,1%. Não votariam em nenhum deles ou em branco, 23,7%, e se disseram não sabedores, 7,1%.
Situação 4: Edvaldo Nogueira tem 47,7% e Gilmar Carvalho chega a 26,1%. Não votariam em nenhum deles ou em branco, 21,6%, e se disseram não sabedores, 4,6%.
Situação 5: Edvaldo Nogueira tem 53,2% e Paulo Márcio, 13,2%. Não votariam em nenhum deles ou em branco, 27,8%, e se disseram não sabedores, 5,8%.
A sondagem do IFP tem margem de erro amostral máxima de 3% um índice de confiabilidade de 95%. Ela foi composta por de 52,5% de público entrevistado feminino e 47,5%, de masculino.
A pesquisa cobriu quatro zonas de Aracaju, constituídas dos bairros Lamarão, Soledade, Bugio, Santos Dumont, Jardim Centenário, Olaria/Veneza, José Conrado de Araújo, Capucho, Novo Paraíso e Bairro América, pela zona 1.
Cidade Nova, 18 do Forte, Palestina, Porto Dantas, Bairro Industrial, Santo Antônio, Getúlio Vargas e Siqueira Campos, pela zona 2.
Centro, Cirurgia, São José; Pereira Lobo, Suíssa, Salgado Filho; 13 de Julho, Ponto Novo, Luzia; Grageru, Jardins, Jabotiana; Santa Lúcia, JK, Sol Nascente e Inácio Barbosa, pela zona 3.
São Conrado, Orlando Dantas, Farolândia; Augusto Franco, Coroa do Meio, Atalaia; Aeroporto, Santa Tereza, Beira Mar; Santa Maria; Marivan, 17 de Março, Aruana; Povoado São José, Areia Branca, Robalo e Mosqueiro, pela zona 4.
Fonte: JL Politica