Professores da rede pública estadual podem concorrer a bolsas para curso de seis semanas em universidades americanas
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) informa que estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2025, as inscrições para o processo seletivo do edital n° 27/2024, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). Esse programa oferece bolsas para um curso intensivo de aperfeiçoamento do inglês, por um período de seis semanas, em universidades nos EUA para professores de inglês.
As três modalidades do curso são: aprimoramento em inglês em nível básico; em nível médio; e em nível avançado. Os requisitos para participar são possuir nacionalidade brasileira (no caso estrangeiro, ser residente no Brasil com visto permanente), ser professor concursado com estágio probatório e estar ministrando aulas, realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa, e não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades com objetivos similares ao do edital. O processo seletivo não aceitará candidaturas de professores contratados em caráter temporário.
O curso traz como benefícios as passagens aéreas internacionais de ida e volta na classe econômica promocional, ajuda de custo no valor de 700 dólares, deslocamento nos EUA, alojamento no campus universitário, seguro saúde, alimentação, taxas escolares, materiais didáticos, passagem aérea nacional e hospedagem para a orientação pré-partida.
O professor José de Arimatea Fontes, do Centro de Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores, representou Sergipe no Fulbright-DAI 2018-2019 ao participar de um intercâmbio na Arizona State University. “É uma oportunidade de aperfeiçoar o inglês em universidades de conhecimento internacional. Participei, e passei a orientar meus alunos a ingressarem em projetos como estes para estudantes. Convido também os professores a participarem”, disse ele.
Já o professor de inglês do Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores, Ruam Potter, participou do programa Fulbright em 2022-2023, e ingressou em uma imersão cultural e linguística na Indiana University of Pennsylvania. Para ele, oportunidades como esta devem ser aproveitadas por todos, promovendo aperfeiçoamento profissional e a possibilidade do desenvolvimento de projetos educacionais.
“É uma forma de mostrar que o professor pode impactar positivamente na realidade educacional de ambos países e ser referência para outros profissionais e alunos. O convite está feito para os professores da rede pública estadual de ensino de Sergipe inscreverem-se. É uma oportunidade única”, avaliou ele.
Mais informações sobre o PDPI podem ser consultadas por meio deste link.
Foto: Arquivo/ Seduc