Os gestores discutiram os termos de parceria para manter viva a tradição da festa
As Secretarias de Estado da Inclusão Social e da Cultura vão se somar para a realização do Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo, que acontece de 22 a 30 de junho, na Orla de Atalaia. Nesta quarta-feira, 31, o secretário Zezinho Sobral recebeu o secretário João Augusto Gama e o superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, para discutir os termos de uma parceria na gestão dos espaços do Arraiá, junto com as respectivas equipes.
A Seidh será responsável pela gestão do espaço que abrigará os stands de alimentação e artesanato, localizados nas laterais da parte inicial do Arraiá. Cerca de 30 expositores ficarão distribuídos ao longo de 60 m² de cada lado – ao todo, 120 m² serão destinados à comercialização de produtos e comidas típicas por 60 expositores, que serão selecionados pela equipe do Programa do Artesanato de Sergipe.
De acordo com o secretário Zezinho Sobral, trata-se de uma parceria fundamental, que possibilitará geração de renda para essas pessoas. “Ficamos felizes em participar de um evento tão importante e tradicional do nosso calendário. É uma oportunidade valorosa desses artesãos se manterem em contato com possíveis compradores durante um período prolongado e em local de grande movimento, inclusive turístico. Geração de renda é essencial para a inclusão social dessas pessoas”, pontuou.
Para Gama, a parceria faz parte do grande esforço que o Governo de Sergipe vem fazendo para manter viva a tradição da festa, mesmo em tempos de crise. “O Arraíá do Povo é um evento importantíssimo para o nosso estado, em todos os sentidos. Então, estamos firmando parceria com a Seidh, para assumir a parte que se afiniza com sua área de atuação, viabilizando a realização do evento da melhor forma para ambas as pastas”.
Feirinha do Jota
Em paralelo, o Centro de Arte e Cultura J. Inácio da Seidh contará com a parceria da Secult na cessão de trios de forró para a casa, que realizará a Feirinha do Jota a partir desta quinta-feira, 1º de junho. O diretor do Centro, Guga Viana, conta que, até o dia 30, a feira disponibilizará para o público artesanato, delícias da terra, decoração e cosméticos naturais. “O J. Inácio é a porta de entrada para os turistas. Então, temos que manter a casa viva e atrativa para que os nossos artesãos também tenham a possibilidade de aproveitar esse período intenso de movimento”, disse.
Segundo Irineu Fontes, para a contratação dos artistas, foram abertos dois editais distintos: um para o Arraiá do Povo e outro para o Gonzagão e o Centro de Criatividade. “A partir do dia 13 já devemos ter concluído o processo de seleção e contratação. Até esta quinta, 1º de junho, estamos fazendo as inscrições dos trios de forró – principalmente dos trios das quadrilhas -, no centro de Criatividade e no Gonzagão, além das quadrilhas que participarão do concurso”, detalhou.
Fonte: ASN