Equipes do Corpo de Bombeiros, com o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), retomaram no início da manhã de hoje (20) o combate ao incêndio que desde a tarde do domingo (19), atinge o Parque Nacional da Serra de Itabaiana. O tempo quente e a vegetação seca contribuíram para que as chamas se alastrassem por uma grande área do Parque e se aproximasse do Parque dos Falcões, que abriga 400 aves de rapina.
De acordo com o fundador e administrador do Parque dos Falcões, José Percílio, na área onde o fogo começou existe uma espécie rara de gaviões, um casal de Lepton Forbesi. Ele disse que existe o risco do incêndio atingir o Parque. “A mata principal está toda queimada. A última área de mata virgem está ao lado do Parque dos Falcões”, disse Percílio, acrescentando que este é um dos maiores e mais preocupantes incêndios que já atingiu a serra.
As chamas atingiram o topo da serra e na noite de ontem podiam ser vistas de algumas área da capital. No início da manhã de hoje, equipes do Corpo de Bombeiros retomam o combate ao fogo. O GTA vai auxiliar no combate ao fogo transportado água em uma espécie de bolsa, que será lançada sobre as chamas.
Com informações do AJN1