A coordenação do I Festival Cinema na Faixa, divulga a programação completa do evento que acontecerá na Faixa (Av. Chesf com a Rodovia João Bebe Água) em São Cristóvão/SE. O festival é uma realização Memorabilia Filmes, coordenado e produzido por Thaís Mendes e Eudaldo Monção Jr. O projeto está sendo viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, contemplado através do Edital nº 003/2023 de Chamamento Público para a Seleção de Projetos Audiovisuais promovido pela Prefeitura Municipal De São Cristóvão, por intermédio da FUMCTUR – Fundação Municipal De Cultura E Turismo “João Bebe Água”.
O I Festival Cinema na Faixa, será também uma importante janela de difusão audiovisual para novos realizadores do município, que buscarão o evento como incentivador de suas carreiras ao exibir, difundir e distribuir suas obras. Além da ampla programação de filmes, o evento proporcionará também vivências em audiovisual, através de oficinas, debates e encontro com realizadores. A Rede de proteção social do município se fará presente em ações paralelas ao evento, proporcionando serviços gratuitos à comunidade como corte de cabelo, aferimento de pressão e plantão psicológico.
Confira a programação completa
SEGUNDA – 27/05
11H – UFS – Abertura Exposição Fotográfica – Terra Mãe de Sergipe – A exposição irá retratar o olhar dos moradores para a cidade a partir de técnicas de composição fotográfica.
19H – ONLINE – Live Circo Social com Escola Pernambucana de Circo
A ação pretende desenvolver competências socioemocionais que proporcionam formação e para a vida. Proporcionando um link com sonhos possíveis, permitindo o público acreditar em outras realidades.
TERÇA – 28/05
19H – ONLINE – Lançamento de livro (Pássaro Nuvem) de Ionã Scarante.
O livro de poemas, conta com poemas publicados nas diversas coletâneas que ela participou e ou organizou, e por poemas inéditos escritos ao longo da vida . O livro convida o leitor a voar como um passarinho e a pensar a escrita poética também como lugar de cura. Os poemas estendem suas asas sobre nós, trazendo em seus versos memórias, saudades e todas as reinvenções que a vida nos convida a fazer.
Sobre a autora
Ionã Scarante é baiana da cidade de Nazaré, no Recôncavo, mãe de Maria Flor e Henrique. Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – campus Valença). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano). Membro dos coletivos Mulherio das Letras, Confraria Poética Feminina e Confraria de autoras Baianas de Literatura Infantojuvenil (Confralib). Foi organizadora e coautora de várias antologias poéticas. É autora do livro de poesias Pássaro-nuvem (2023) e do livro infantil Anjo de Barro (2022).
01 e 02 JUNHO – Realização do (I FESTIVAL CINEMA NA FAIXA)
SÁBADO – 01/06
09H – Oficina de Cinejornal – Oficina de produção de cinejornais com Dedinha Ramos
10H – Apresentação Musical (Banda Bahise)
10H às 12H – (Toldo) Serviços comunitários (corte de cabelo, aferimento de pressão, plantão psicológico e educação em saúde bucal) – Serviços oferecidos em parceria com a rede de proteção social do município e Universidade Federal de Sergipe. Teste de acuidade visual e Daltonismo em parceria com o Lions Clube Universitário Aracaju.
14H – Oficina de Grafite – Oficina de arte visual com foco na confecção de painel artístico com Andreza Daniele Cintra (Deza).
15H – (Palhoça) – Lançamento do Livro – (Voe Mais Alto) de Osman Freitas
“Voe Mais Alto” é um guia inspirador de Osman Freitas, autor renomado. A obra desvenda os segredos do sucesso, convidando os leitores a uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. Por meio de textos cativantes, exemplos de sucesso e lições poderosas, FREITAS destaca a importância de metas claras, mentalidade positiva e habilidades essenciais. O livro encoraja a enfrentar medos, superar desafios e transformar fraquezas em pontos fortes. Com linguagem acessível, oferece insights sobre construir relacionamentos significativos, equilibrar vida pessoal e profissional, e encontrar propósito em cada empreendimento. “Voe Mais Alto” não é apenas uma leitura, mas um convite à autotransformação.
Osman Freitas é sociólogo, poeta, escritor baiano de origem, sergipano de coração há 25 anos. Obras publicadas pela Editora Clube de Autores: Linha Imaginária, O Peregrino, Compostela, sonho de quarentena, Olhar Rosa e Voe Mais Alto. Ex-presidente do Lions Clube Universitário de Aracaju e da Associação Sergipana de Peregrinos.
15H – Lançamento do Livro de poesia (Apneia) de Vera Vilar
Vera Vilar é uma grande poeta sergipana, reconhecida dentro e fora do Brasil, prega a sua Palavra em tantos cantos dessa Terra Serigy, onde suas ideias se expressam. Nessa inevitável co-dependência do futuro, cada um contribui com o que sabe. A Eles lhes cabem a criação da arte, a nós, basta-nos apreciar.
17H – Mostra Infantil – Exibição de filmes para crianças – 1 h
- CLANDESTINO, Dir. Baruch Blumberg Carvalho de Matos, Ficção, 24 min, 2017, Aracaju/SE
- ASAS DE FOGO – Dir. Ricardo Silva de Araujo – Ficção, 4min, 2022, Bahia
- TARDES NO ESCARAFUNCHA – Dir. Fernando Ferreira Garróz, Ficção, 12 min, 2022, Franca/SP
- FLORES DA MACAMBIRA – Dir. Crianças e Adolescentes da Comunidade de Macambira, RN – Projeto Animação Ambiental, 9 min, 2023, Macambira/RN e Vitória/ES
- CONTOS MIRABOLANTES – Dir. Andrei Miralha e Petronio Medeiros, ficção, 09min, 2023, Ananindeua/PA.
18H – Mostra Tela Verde – Filmes sobre meio ambiente – 1 h
- PASSE NA FAIXA, Dir. Dedinha Ramos, Marilia Cristielle, Flaviane Vieira, 10 min, 2024, São Cristóvão/SE
- FARINHADA, Dir. Manoela Veloso, 19 min, 2019, Ribeirópolis/SE
- UMA AVENTURA NA CAATINGA, Dir. Laercio Filho, 12min, 2017, Aparecida/PB
- UM SONHO DE LIBERDADE, Dir coletiva Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, 13 min, 2019, Guaçuí/ES
19H – Encontro de Realizadores – Momento de interação de realizadores com o público
19h30 – Mostra São Cristóvão em Cena – Exibição de filmes produzidos na cidade ou por realizadores são-cristovenses. (45min)
- ROMARIA DO SENHOR DOS PASSOS, Dir. Cleverton Macedo, 13 min, 2023
- ABISTRATOS, Dir. Lucy Andrade e Ellen Karoline, 22min, 2023
- SAPITO E A LAGOA, Dir. Henrique César, 3 min, 2014
- TE VEJO DE NOVO, Dir. Letícia Silva, 6 min, 2024
DOMINGO – 02/06
10H – (Toldo) – Oficina de Criação de Cartazes – Oficina de Design para a produção de cartazes de cinema
14H – Oficina de Grafite – Oficina de arte visual com foco na confecção de painel artístico com Andreza Daniele Cintra (Deza)
15H – Reprodução dos podcasts produzidos na oficina de rádio
16H – Cozinha Show com Chef Mônica Valois (Palhoça)
Cozinha regional com a Chef Mônica Valois, que irá apresentar o prato (Cuscuz recheado com carne de caju e queijo coalho). Serão apresentados os processos para fazer a carne de caju, o público acompanhará os modos de temperar a carne, além da montagem do prato.
A ação gastronômica e cultural terá foco em um dos pratos mais tradicionais da gastronomia nordestina: o cuscuz. Foi reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO em 2020. A origem do cuscuz é africana e chegou ao Brasil pelos portugueses no início da colonização. Fácil de encontrar no Nordeste, com preço acessível e muito prático de preparar. O cuscuz no Nordeste do Brasil está presente em várias refeições. Geralmente é feito no cuscuzeiro e pode ser servido com manteiga, leite, ovo, carne de sol, entre outras opções. Para inovar, vamos apresentar um acompanhamento que tem a cara do nosso estado: o caju. Em uma preparação suculenta e diferenciada, na versão salgada, apresentamos a carne de caju ao molho, perfeitamente combinada com uma farofa de cuscuz na manteiga.
17H – Mostra Direitos Humanos – 10 olhares sobre direitos humanos no mundo – 1h
- O MURO É O MEIO, Dir. Eudaldo Monção Jr, Documentário, 15 min, 2014, São Cristóvão/SE
- SINAL VERMELHO: A ARTE DE RUA PEDE PASSAGEM, Dir. Cariolando dos Santos, Documentário, 21 min, 2018, Aracaju/SE
- NA DIREÇÃO DO SOM, Dir. Jonatan Gentil e Pedro Prado, Documentário, 15 min, 2013, Itajaí/SC
18H – Mostra Acessível – Filmes com Janela de Libras e Audiodescrição – 1h
- CARRETÉIS – Dir. Eudaldo Monção Jr, Documentário, 17 min, 2018, Itabaianinha/SE
- CARNE – Dir. Camila Kater, Documentário, 12 min, 2020, Brasil/Espanha
- PREFIRO QUE ME XINGUEM – Dir. Marcos Warschauer e Levi Guimarães Luiz, Documentário, 14 min, 2020, São Paulo/SP
- OS ANJOS DO MEIO DA PRAÇA – Dir. Alê Camargo e Camila Carrossine, Animação, 11 min, 2010, São Paulo/SP
19H – Encontro de Realizadores – Momento de interação de realizadores com o público –
19H30 – Mostra Sergipe em foco – A cinematografia sergipana contemporânea em cartaz nas margens da rodovia para quem quiser ver. – (1h30min)
- O MURO, Dir. Bruno Costa, 7 min, 2022.
- ESPELHO, Dir. Luciana Oliveira, 18 min, 2022.
- GERUZINHO, Dir. Juliana Teixeira, Luli Morante e Rafael Amorim, 14 min, 2022.
- JAMAIS SEREI SEU PAI, Dir. Jhon Kennedy Mauricio e Manoel Calixto, 21 min, 2023.
- A LIVE, Dir. Fellipe Paixão e Ângelo Antônio, 15 min, 2023.
- UM LONGA-METRAGEM SOBRE FERNANDO PESSOA, Dir. Brunno Branni, 8 min, 2023.
- APPS DE RELACIONAMENTO: FEBRE OU FURADA?, Dir. Natally Janielle, 15 min, 2016.
21H – Cerimônia de premiação e entrega dos troféus e certificados
Acompanhe pelo instagram: https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/ & https://instagram.com/cinemanafaixa
E pelo site do evento:
https://memorabiliafilmes.wixsite.com/cinemanafaixa
Contato:
Thaís Mendes: (79) 9-9927-8872 / atrizthaismendes96@gmail.com Eudaldo Monção Jr: (11) 9-81574424 / memorabiliafilmes@gmail.com