Para oferecer um melhor serviço de saúde para os sergipanos, o Hospital Regional de Estância Dr. Jessé de Andrade Fontes, localizado no sul sergipano, passou por reformas estruturais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que foi modernizada e recebeu melhorias na área do posto de enfermagem e no isolamento e a criação da sala de prescrição.
“Implementamos melhorias significativas. Antes, o isolamento não contava com janelas, o que dificultava a visualização dos pacientes. Aprimoramos a iluminação e ampliamos a rede elétrica para atender melhor às necessidades do espaço. Essa reforma foi essencial para que os serviços sejam ofertados de maneira qualificada. Além disso, instalamos balcão apropriado para os computadores, antecipando a implementação dos prontuários eletrônicos, completando a modernidade da unidade”, destacou a superintendente do HRE, Rôse Gleide Santos Pinto.
De acordo com a auxiliar administrativa Tatiane de Jesus dos Santos, mãe de uma paciente que está internada na UTI, o atendimento tem sido qualificado. “Minha filha está internada aqui desde domingo, e a assistência que ela tem recebido é excelente. Os profissionais são muito atenciosos e dedicados, e posso afirmar que a estrutura do hospital está de parabéns. Estou muito satisfeita com o atendimento”, disse Tatiane.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue investindo na estrutura com a intenção de disponibilizar o melhor serviço aos pacientes. Atualmente, o HRE possui um total de 132 leitos, sendo 42 de internamento clínico, 35 cirúrgico, dez de UTI, 12 de eixo crítico, dez de internamento pediátrico, oito de estabilização pediátrica e 15 de psiquiatria.
Segundo o diretor operacional da Saúde da SES, Waltenis Júnior, essa modernização contempla a iniciativa do Governo do Estado na descentralização do atendimento, priorizando também os hospitais regionais. “Em relação à pediatria, contamos com dez leitos de internação, dez de observação e oito de estabilização. Em caso de necessidade, a unidade se encontra preparada para aumentar o número de leitos. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar para atender a população também no período de sazonalidade”, disse Waltenis.
Atendimento qualificado
No que se refere à regulação, o hospital é porta aberta e referência em cirurgias gerais e ortopédicas de urgência da região, realizando atendimentos de urgência e emergência durante 24 horas. A unidade conta com profissionais especializados nas áreas de ecocardiografia, estabilização pediátrica, nefrologia, neurologia e vasculares, possibilitando um serviço qualificado.
Foto: Mário Sousa