No Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, o Governo do Estado, por meio do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), realizou uma ação educativa para fortalecer as principais metas de segurança do paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de promover cuidados mais seguros, fortalecendo as boas práticas na assistência.
Com o slogan Pulseira no braço, segurança em cada passo, os profissionais visitaram diversos setores da unidade, ampliando as informações sobre a importância do uso da pulseira de identificação, como parte da primeira meta de segurança do paciente, identificar corretamente o usuário. “O objetivo desta meta é garantir que o paciente seja identificado de forma segura e que todo o atendimento e tratamento seja destinado à pessoa correta. Isso previne erros graves, que podem ter consequências sérias para o paciente”, destacou a enfermeira Júllian Albuquerque.
Além da identificação correta do paciente, outras metas também são importantes, como aprimorar a comunicação entre os profissionais de saúde, a segurança na prescrição, no uso e na administração dos medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos, higienização das mãos para evitar infecções, reduzir o risco de queda e lesão por pressão.
A enfermeira Laiane Matos, que atua na Ala Verde Trauma do Huse, aprovou a iniciativa. “É uma ação de extrema importância para os profissionais que estão diariamente lidando com o paciente. É importante conferir o nome, a data de nascimento e o leito, por exemplo, verificando o prontuário e o beira-leito com o paciente, assegurando a qualidade na assistência. O Huse tem proporcionado uma qualificação contínua dos profissionais para uma assistência ainda melhor e segura aos pacientes”, salientou.
A ação, promovida pelo Núcleo de Epidemiologia, Segurança do Paciente e Controle de Infecção (Nespih) e pela Coordenação de Enfermagem da unidade hospitalar, foi voltada para os profissionais da área da Saúde que atuam na unidade hospitalar, além dos pacientes atendidos e acompanhantes.
Outras ações
Em alusão ao ‘Setembro Laranja’, mês dedicado à conscientização sobre a segurança do paciente, o Hospital de Urgências também realizou a capacitação ‘E se fosse você? Quedas e lesões por pressão que podem ser evitadas’, direcionada a técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam na Unidade de Apoio Crítico (UAC) e na Unidade Cardiovascular (UVC) do hospital, buscando reforçar práticas essenciais para a assistência segura ao paciente.