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Hospital da Criança faz balanço de atendimentos e reforça compromisso com saúde e bem-estar infantil

8 de janeiro de 2025
in Capital, Saúde
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Hospital da Criança faz balanço de atendimentos e reforça compromisso com saúde e bem-estar infantil
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Foram realizados cerca de 42 mil atendimentos de porta, 90 mil exames e 818 cirurgias na unidade em 2024

O ano de 2024 foi de avanços para o Hospital da Criança (HC) Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) voltado para o público de 29 dias a 12 anos, 11 meses e 29 dias de vida. De acordo com o balanço da unidade infantil, foi registrado um total de 41.990 de atendimentos de porta, além de 90.241 exames e 818 cirurgias.

Os pouco mais de 90 mil exames englobam laboratoriais, raio X, eletrocardiograma (ECG) e ultrassons. Os meses com maior destaque foram julho, com 9.128 exames; e agosto, com 9.594. Já em relação às 818 cirurgias, foram elas ortopédicas, otorrinolaringológicas, oftalmológicas e outras intervenções pediátricas.

Para a superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa, o ano de 2024 representou um marco de crescimento significativo na unidade, com avanços notáveis em diversas áreas. “A ampliação do número de leitos permitiu atender a um maior número de pacientes, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar infantil. Além disso, as novas aquisições tecnológicas foram determinantes para aprimorar a qualidade da assistência, garantindo diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. Esses investimentos consolidam o hospital como uma referência em cuidado pediátrico e refletem a dedicação à excelência no atendimento”, afirmou.

O Hospital da Criança também apresentou queda na mortalidade entre pacientes internados em 2024, com uma redução de 64% em relação ao ano de 2023. Essa queda reflete diretamente na melhoria da assistência da unidade..

A massoterapeuta Talita Benigno é mãe de Pedro, de 9 anos, que está no hospital para tratar uma infecção no olho. Ela já esteve outras vezes na unidade, e destacou que é todos são sempre muito bem recebidos pela a equipe. “Já tinha vindo outras vezes, e ele foi muito bem atendido. Médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal da nutrição, limpeza… todos muito bons e atenciosos. Com relação à estrutura, também não tenho o que reclamar. Meu filho está sendo muito bem assistido.”, elogiou.

Sazonalidade

Todos os anos a Saúde enfrenta o período de sazonalidade: quando a população, em especial as crianças, sente as mudanças climáticas, como variações na temperatura e umidade. Por isso há uma maior circulação de vírus e bactérias responsáveis pelas infecções respiratórias que são mais facilmente transmitidos.

O planejamento da SES para a próxima sazonalidade, prevista para começar no mês de março e seguir até julho, com possíveis variações, começou ainda em 2024. O Grupo Técnico já está programando todas as ações necessárias para que a sazonalidade ocorra de forma tranquila, e com bons ótimos indicadores.

Prontuário eletrônico

Em 2024, o Hospital da Criança começou a implantar o prontuário eletrônico. O sistema já está em funcionamento e diminui burocracias, pois mantém o histórico do paciente armazenado em todas as unidades que tiverem esse sistema de prontuário. Para a superintendente do Hospital da Criança, o investimento em tecnologia é um grande passo para a modernização da unidade hospitalar, visando melhorar a qualidade do atendimento.

“O sistema centraliza e organiza todas as informações dos pacientes, facilitando o acesso pelos profissionais de saúde, o que reduz erros, otimiza o tempo de diagnóstico e tratamento, e a melhora na tomada de decisões clínicas. Além disso, promove a promoção da segurança dos dados e a integração entre setores, garantindo maior eficiência administrativa e financeira”, complementou Catharina Costa.

Foto: César Oliveira/Ascom SES

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