A alimentação balanceada é a base para o desenvolvimento de um sistema imunológico forte, sobretudo na infância, quando o organismo está em constante crescimento e aprendizado imunológico. Para fortalecer a imunidade das crianças, especialmente no período de sazonalidade, é necessário, segundo a nutricionista do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, Viviana Ferreira, manter uma alimentação equilibrada, colorida, com todos os grupos alimentares.
Os alimentos oferecidos às crianças precisam ser ricos em vitaminas A, C, D e E, além de minerais como zinco, selênio e ferro, como reforça a nutricionista. “Esses nutrientes são diretamente responsáveis por regular o funcionamento imunológico, participando de processos metabólicos como regeneração celular, a produção de anticorpos e modulação das inflamações. Sem variados nutrientes, a criança apresenta resposta imunológica deficiente, podendo levar a maior susceptibilidade a infecções e desenvolvimento de doenças”, explica.
A dica da nutricionista para os pais e responsáveis é sempre dar preferência a alimentos mais naturais ricos em nutrientes a exemplo de vegetais verde-escuros, como couve, espinafre e brócolis. Já com relação às frutas, as que ajudam a fortalecer a imunidade são as cítricas, como limão, acerola, goiaba, laranja, maracujá. “Sem esquecer da combinação brasileira: feijão com arroz, ingerir proteínas de qualidade como peixe, frango, carnes magras, ovos, leite, iogurtes e queijos. Além de inserir castanhas , batata doce, inhame, macaxeira e cuscuz”, acrescenta.
Para estimular as crianças a comerem, a recomendação é variar na forma de preparo. “Há diversas maneiras de preparo, deixando os alimentos mais atrativos e coloridos, como salada de fruta, biscoito de aveia e castanhas, panquecas de espinafre, sucos naturais e tapioca de cenoura. Podendo lançar mão da ludicidade para incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis, pelas crianças”, afirma.
A nutricionista aconselhou, também, evitar alimentos ultraprocessados como salgadinhos, refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatado, balas e guloseimas. “Além de uma alimentação equilibrada, a ingestão de água é fundamental. Dormir bem e manter bons hábitos de higiene também fazem parte de uma rotina saudável”, cita.
Amamentação
Desde os primeiros dias de vida, o leite humano é aliado insubstituível na formação da imunidade, por conter anticorpos, fatores de crescimento e nutrientes que fortalecem as defesas naturais do bebê, enquanto seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. “Além de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal, peça importante para a saúde geral e imunidade da criança. Sem esquecer que, nesse período, a genitora precisa ter uma atenção redobrada na própria alimentação, com boa ingestão de alimentos saudáveis e excelente hidratação”, reforça.
Foto: Ascom SES