A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) Anos Finais, iniciou nesta semana mais uma ação do Programa Horas de Estudo com professores que atuam do 6º ao 9º ano. A iniciativa, que acontece até esta quinta-feira, 18, tem o objetivo de ofertar um aprendizado continuado aos docentes, capacitando-os para que aperfeiçoem as práticas pedagógicas aplicadas à rotina escolar.
O foco deste ‘Horas de Estudos’ é a apresentação de uma nova ferramenta digital desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Semed, o Portal da Aprendizagem. De acordo com o assessor técnico da Coef Anos Finais, o professor Marcos André, a plataforma será utilizada como ferramenta pedagógica nas escolas municipais a partir da próxima semana. A proposta, segundo ele, é intensificar o uso de tecnologias na rede para favorecer o processo de ensino, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação.
Marcos André esclarece ainda que a finalidade do portal é estimular o engajamento e participação dos estudantes por meio da linguagem digital, sobretudo com games e vídeos. “No Horas de Estudos”, estamos apresentando a perspectiva de um aprendizado por meio da gamificação, para que os alunos desenvolvam habilidades, otimizem o tempo dedicado à resolução de questões e ampliem conhecimentos através do lúdico, do interativo”, pontuou o professor.
Inicialmente, os conteúdos disponibilizados no “Portal da Aprendizagem” serão voltados às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, também como uma forma de fortalecer a preparação dos alunos para os exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), que ocorrem no fim do ano. No entanto, o DTI da Semed já projeta incluir assuntos referentes a outros componentes que não fazem parte dessas avaliações, como Arte, Ciências, História, Inglês, Geografia, entre outros.
Conforme Marcos André, além dos games, jogos de perguntas e respostas, a ferramenta digital vai explorar mais recursos, como vídeos, áudios e imagens. “Nas abas ‘Momento Saese’ e ‘Momento Saeb’, por exemplo, serão disponibilizados vídeos de um minuto com dicas que ajudarão o aluno a lembrar, a refletir acerca daquilo que ele aprendeu em sala de aula e ajudá-lo a ter um desempenho melhor nas provas”, afirmou Marcos André.
Segundo a professora de Língua Portuguesa Drusila Vasconcelos, que leciona na EMEF Prof. Alcebíades Melo Vilas Boas, a estratégia tem tudo para ser bem-sucedida, uma vez que os estudantes do 6º ao 9º ano são um público bastante antenado à linguagem digital e ao universo dos games. Ela destacou ainda o alinhamento do projeto às novas diretrizes educacionais. “O DTI da Semed está nos auxiliando, trazendo ferramentas tecnológicas que contribuem com nosso processo pedagógico, o que inclusive está previsto na BNCC da Computação. Essas capacitações são enriquecedoras para o professor, porque a partir delas levamos um novo olhar e novas práticas para a sala de aula”, avaliou Drusila Vasconcelos.