Em sessão especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã desta quarta-feira (8), comemorando o Dia Internacional da Mulher, as deputadas estaduais e as prefeitas sergipanas receberam a Medalha Quitina Diniz. Na oportunidade, as representantes dos municípios sergipanos parabenizaram todas as mulheres e falaram de projetos voltados para a causa feminina nas suas respectivas cidades.
O Conselho da Medalha Deputada Quintina Diniz é presidido pela deputada Maisa Mitidieri e a honraria criada por meio da Resolução nº 15/2008, de iniciativa da ex-deputada Susana Azevedo, tem por finalidade, homenagear mulheres que, pela sua destacada atuação familiar, profissional, política ou social, especialmente na defesa dos direitos e da igualdade feminina, tenham-se tornado merecedoras do reconhecimento público da Assembleia Legislativa.
Sergipe possui 15 prefeitas ao todo, foram homenageadas 12 prefeitas sergipanas na Alese: a de São Francisco, Alba dos Santos Nascimento; de Poço Redondo, Aline dos Santos Vasconcelos; de Carmópolis, Esmeralda Mara Silva Cruz; de Pedrinhas, Francecleide Lima Santos Souza; de Gararu, Gilzete Dioniza de Matos; de Lagarto, Hilda Rollemberg Ribeiro representada por sua irmã); de Nossa Senhora Aparecida, Jeane de Jesus Barreto; de Cedro de São João, Layana Soares da Costa; de Nossa Senhora da Glória, Luana Michele de Oliveira Silva Cacho; de Divina Pastora. Maria Clara Prado Ribeiro Rollemberg; de Pacatuba, Manuela Almeida Martins e de Riachão do Dantas, Simone Andrade Farias Silva.
A prefeita do município de Cedro de São João, Layana Soares da Costa, agradeceu a homenagem recebida na Casa Legislativa, e falou sobre alguns projetos com a temática feminina trabalhados na cidade. “A representatividade de ganhar uma medalha a este nível é uma forma de agradecimento de ver todo o trabalho que vem sendo feito por nós mulheres da gestão pública. Essa Medalha é estendida a todas as mulheres cedrenses. A prefeitura de Cedro já possui políticas públicas voltadas para a área da mulher, e trabalhamos muito a prevenção da saúde da mulher, que é uma conquista. Na assistência social, temos programas voltados aos cuidados com as mães e desejo que a gente consiga trabalhar políticas públicas na área da vulnerabilidade e segurança pública”, disse a gestora.
Representando o município de Gararu, região do Baixo São Francisco, a prefeita Gilzete Dioniza de Matos, agradeceu o recebimento da honraria e falou sobre a importância das mulheres em nossa sociedade. “Só tenho que agradecer ao presidente da Alese, por nos convidar para receber essa medalha da Quitina Diniz, essa que foi a primeira deputada eleita nos estado de Sergipe, e a história dela nos inspira. Estamos criando o Centro de Coordenadoria da Mulher, um espaço de referência e cuidados especiais com as mulheres e estamos marcando em Gararu, dia 21 de março uma reunião com os representantes do Tribunal de Justiça para que tenha esse local específico para tratar da mulher”, afirmou a prefeita.
Para a prefeita do município de Nossa Senhora Aparecida, Jeane de Jesus Barreto, é uma honra receber esta homenagem e afirma que o município vai criar a Casa da Mulher.”O recebimento desta medalha é muito importante para nós mulheres. Nossa causa é de levantar os nomes das mulheres, e fazer o papel delas valer na sociedade sergipana. Em Nossa senhora Aparecida nós temos um projeto, que é O Conselho da Mulher, exigido pelo Ministério Público, já que em Aparecida a violência é além do normal. Vamos fazer também uma Casa da Mulher, apropriada para resolver os problemas das mulheres do município”, comentou Barreto.
Por Paulo Santos