Iniciando o mês que prioriza a conscientização do autismo, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para reforçar a campanha do mês, bem como para pontuar o protagonismo da pessoa autista , destacando o prêmio que uma professora da rede municipal de ensino receberá em São Paulo, no próximo mês de julho.
“Sabemos o quanto o Transtorno do Espectro Autista (TEA) precisa continuar sendo amplamente discutido em nossa sociedade, pois só através da informação conseguimos alcançar a todos, promover políticas públicas e dar a devida autonomia e o devido pertencimento que a pessoa com autismo merece ter , pois estamos falando de um distúrbio em que não há evidências científicas de que exista uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais”, discursou o vereador Byron.
Ainda em sua fala, Sargento Byron registrou : ” hoje é um dia muito especial para todos que defendem a causa e os direitos da pessoa com autismo. Temos a divulgação de que a professora da rede municipal de Aracaju Jacqueline Furtado de Sousa, pessoa com TEA, receberá o prêmio Qualidade e Excelência Brasil 2025, na categoria Profissional do Ano, em São Paulo, no dia 14 de julho. Aqui, registro toda a minha admiração à professora que exerce suas atividades profissionais com excelência , tem grande relevância em nossa sociedade e para a educação da nossa gente. Atualmente, Jacqueline atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria. Parabéns, professora! Parabéns por contribuir para uma nova realidade em nossa sociedade!”.
O título é um reconhecimento nacional concedido a entidades e profissionais que impactaram positivamente a comunidade. Ainda no tocante ao mês, a data de 02 de Abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituída pela ONU.
Por Jacqueline Reis