quinta-feira, 30, outubro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Hemose registra mais de 24 mil doações de sangue em dez meses

8 de novembro de 2024
in Saúde
0
Hemose registra mais de 24 mil doações de sangue em dez meses
Share on FacebookShare on Twitter

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) alcançou a marca de 24.733 doações de sangue de janeiro a outubro de 2024. Desse total, 50% equivale a doações de reposições, oriundas de pessoas que doam apenas quando alguém faz um apelo em redes sociais ou por conta da necessidade de um familiar. Os outros 30% equivalem a  doações resultantes de ações promovidas por grupos junto a coletas externas, e somente 20% das doações são de voluntários.

Segundo avaliação da gestora responsável pela Captação de Doadores, Rozeli Dantas, os números são positivos, mas é preciso aumentar as doações fidelizadas para garantir a manutenção dos estoques da unidade de forma tranquila e segura. “As doações fidelizadas ou regulares são aquelas feitas por pessoas que têm a cultura de doar cumprindo os intervalos orientados pela legislação, em que o homem pode doar a cada 60 dias e a mulher 90 dias”, explica a assistente social, ao salientar que o trabalho da captação tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a importância da doação e, assim, ampliar o quantitativo de doadores regulares cadastrados junto ao Hemose.

A servidora pública Tamilis Silva Teixeira, 35 anos, é doadora de sangue fidelizada graças a uma parceira da coleta externa de sangue em seu município, Ribeirópolis. “Ser doadora é se colocar realmente diante do sofrimento do outro e levar esperança. Quando eu faço minha doação para ajudar pessoas doentes, que precisam desse sangue, eu não vejo apenas o receptor, eu vejo uma família completa, que depois da cura de seu ente querido, pode continuar escrevendo sua história”, disse.

Atendimento hospitalar
O Hemocentro de Sergipe realiza captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilização, fracionamento e distribuição do sangue e hemocomponentes para hemorrede de Sergipe, composta por 37 unidades de saúde, dentre o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), hospitais regionais e maternidades no Estado que atendem pacientes em tratamento oncológicos, com aplasias medulares, anemias crônicas, transplantados, além de cirurgias cardíacas, ginecológicas, ortopédicas, que requer a infusão de sangue e vítimas de acidente de trânsito.

Critérios
Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, ter idade de 16 a 69 anos, peso acima de 50 quilos, comparecer ao órgão bem alimentado, portando um documento de identificação original e oficial. Na noite anterior à doação, o indivíduo deve dormir pelo menos seis horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Mais informações nos telefones: (79) 3225-8000 e 3225-8039.

Foto: Ascom SES

Notícias Relacionadas

Saúde: SIM Mulher encerra ciclo de atendimentos com mais de 1.400 exames realizados

Equipe da SerMulher realiza ação do Outubro Rosa em mais seis Unidades de Saúde da Familia

Encontro estadual realizado pela SES fortalece vigilância epidemiológica hospitalar

Governo do Estado reforça estrutura do Hospital Regional de Socorro com novos equipamentos

SES realiza workshop sobre transmissão vertical e reforça o cuidado com gestantes

Ambulatório de Retorno do Huse garante continuidade do cuidado a pacientes após alta hospitalar

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato