Nesta segunda-feira, 28, a caranava do município de Moita Bonita colaborou com o serviço de doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A iniciativa chega para contribuir com o serviço e melhorar os estoques de sangue da unidade.
“Sempre que temos feriados inserimos campanhas no dia anterior para ampliar as doações e preparar os estoques”, salientou a assistente social, Adineuza Ribeiro, ao informar que na terça-feira, 29, feriado de São Pedro, não terá atendimento. “Retornamos na quarta-feira, dia 30, no horário normal das, 7h30 às 17h”, destacou.
A campanha da Secretaria Municipal de Saúde de Moita Bonita reuniu cerca de vinte profissionais, dentre técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes de endemias. Na sala de Coleta a secretaria, Jaqueline Fernandes, comentou sobre a importância da doação e da campanha realizada nas redes sociais com o tema: DOE Sangue Onde o amor corre nas veias.
“Iniciamos essa mobilização em função do Dia Mundial do Doador e hoje estamos aqui ajudando a salvar vidas. Essa é uma iniciativa que os gestores podem incentivar”, frisou a gestora da Saúde ao lembrar. “Meu irmão era doador fidelizado, hoje ele não está em nosso convívio, mas deixou a semente da solidariedade na família. Estou seguindo o seu exemplo”, completou Jaqueline.
Durante a ação, a técnica de enfermagem Joyce Kelly Barbosa Oliveira, revelou que a solidariedade é o principal sentimento ao doar sangue. “Fico feliz em saber que esses dez minutos na cadeira fará a diferença na vida de outras pessoas”, salientou.
Para doar sangue é preciso está bem de saúde, ter idade de 16 a 69 anos, pesar mais de 50 quilos, comparecer ao HEMOSE bem alimentado e Apresentar um documento oficial com foto (CI, Habilitação, Carteira de Trabalho e Reservista).
Serviço
O hemocentro de Sergipe segue com o trabalho para aumentar o número de doações de sangue individuais e de grupos. As empresas e instituições interessadas podem entrar em contato através dos seguintes canais de comunicação: email: ssocoal.hemose@fsph.se.gov.br, ou através dos telefones: (79)3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.