Durante o mês de novembro, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), gerenciado pela Fundação Parreiras Horta, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou 3.273 atendimentos e 2.403 coletas de sangue. As doações destinadas ao atendimento transfusional da rede hospitalar do Estado, são resultantes de ações voluntárias, campanhas de parceiros fidelizados e grupos que buscam o serviço para colaborar através de projetos de responsabilidade social.
Conforme análise dos dados do sistema Hemovida, apesar de em novembro ter sido registrado um acréscimo de pouco mais de um por cento nas doações de sangue, em relação ao mesmo período do ano passado, há um aumento significativo no número de pedidos de doações por familiares de pacientes em tratamento. “Esse movimento é sazonal, à medida que os médicos solicitam que a família realize a doação de sangue e os pedidos começam a circular nas redes sociais automaticamente, aumenta o fluxo de pessoas no hemocentro”, analisa a gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino.
A gestora alerta que é importante aumentar o número de doadores de sangue regular, que cumprem os intervalos preconizados pelas legislações. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses. “Diariamente o serviço de dispensação do hemocentro recebe dezenas de solicitações de bolsas de concentrados de hemácias e plaquetas que são destinadas a pacientes que aguardam nos leitos dos hospitais, por isso que é importante que o cidadão adote a cultura da doação frequente, independente dos pedidos que circulam nas internet”, destaca.
Ela explica, ainda, que o serviço de Captação de doadores conta com o apoio de parceiros na manutenção dos estoques de sangue, através dos agendamentos de campanhas. “A sociedade de forma geral está mais engajada com causas humanitárias. Antes, era o Hemose que procurava as empresas e órgãos para apresentar o serviço. Agora, vemos um movimento contrário, ou seja, as instituições e a comunidade procuram o serviço para colaborar”, conclui Aquino.
Campanhas
Para realizar o agendamento de campanhas destinadas à doação de sangue e o cadastro de medula óssea basta entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.
Por Ascom/SES