Iniciativa promove valorização dos espaços naturais e oferecer uma oportunidade para o público vivenciar experiências em contato com a natureza
Com o objetivo de incentivar famílias e comunidades a explorarem e se conectarem com a natureza, neste domingo, 21, a campanha ‘Um Dia no Parque’, maior ação brasileira de valorização das Unidades de Conservação (UCs), chega ao Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco, em Capela, e ao Monumento Natural (Mona) Grota do Angico, localizado entre os municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco. Gerenciadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), as unidades contarão com atividades durante todo o dia.
Com o tema ‘Natureza para todas as pessoas’, a iniciativa, que é idealizada pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, e realizada pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, visa promover a valorização dos espaços naturais e oferecer uma oportunidade única para que o público vivencie experiências enriquecedoras em contato direto com a natureza. A data escolhida, 21 de julho, marca o aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), legislação que guia as UCs.
Segundo a gerente de Áreas Protegidas e Florestas da Semac, Valdelice Barreto, a campanha busca incentivar momentos de lazer para estimular a consciência ambiental nas pessoas. De acordo com Valdelice, todo o processo é planejado para acolher os visitantes, para que eles vivam a experiência de estar em uma unidade de conservação. “Este é o momento da pessoa que não tem essa vivência com ambiente natural tem para apreciar as belezas, no nosso caso, da Mata Atlântica e da Caatinga. Quem vive nos ambientes urbanos não sabe basicamente a diferença entre esses dois biomas, e o contato aproxima as pessoas tanto para o lazer, quanto também para nos ajudar na conservação da natureza nesses espaços protegidos”, disse.
Programação
No Mona Grota do Angico as atividades acontecerão das 8h às 12h, contando com quatro momentos de interação, a exemplo da trilha do Cangaço; acompanhamento do reflorestamento na área de preservação permanente do Rio São Francisco dentro da unidade; Educação Ambiental no Viveiro-Escola Caatinga Sempre Viva e acompanhamento das atividades realizadas pelos Condutores Ambientais do Mona. As ações serão conduzidas pela equipe da Semac.
A programação no RVS Mata do Junco vai compreender três momentos de interação com os visitantes, das 8h às 16h30. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Capela, em parceria com a Semac, as atividades desenvolvidas serão as trilha ecológica com piquenique para crianças; trilha interpretativa e orientada para adolescentes e adultos; e observação do pôr do sol no mirante da Unidade de Conservação. O mirante está em um ponto estratégico com vista panorâmica, que permite a observação da paisagem ao seu redor.
Foto: Semac