Nesta sexta-feira, dia 17, Aracaju completa 162 anos. Os investimentos do Governo do Estado na capital somam mais de R$ 600 milhões. Na área da educação, até 2018, serão reformadas 19 unidades de ensino, o que representa mais de 22% de todas as escolas e colégios sediados na capital sergipana
O Governo do Estado de Sergipe considera a educação vital para o amplo desenvolvimento da sociedade sergipana. Esse comprometimento pode ser comprovado pelas obras realizadas na gestão atual, sobretudo em Aracaju, que comemora o aniversário de emancipação política nesta sexta-feira, 17, e que, a cada ano, é contemplada com milhões em investimentos para reformas e ampliações das unidades estaduais de ensino público.
Somente nos dois primeiros anos de governo, a atual gestão já concluiu 11 grandes reformas em escolas e colégios na capital, o que representa R$ 12.411.114,64 em investimentos. Além disso, mais oito unidades de ensino estão com obras em andamento, que devem ser entregues até 2018. Somados aos das já realizadas, os valores sobem para R$ 17.592.404,28, diretamente aplicados em novas estruturas, que visam impulsionar o aprendizado dos mais de 47 mil alunos matriculados na rede estadual em Aracaju.
Atualmente, a Capital possui 86 unidades estaduais de ensino, o que significa que, até o término da atual gestão, o Governo do Estado terá reformado e ampliado mais de 22% de todas as estruturas educacionais em Aracaju. Essa reestruturação no ensino da capital também objetiva beneficiar o trabalho realizado pelos 2.880 professores estaduais.
“A ação do governo na área da educação pública tem como meta melhorar a qualidade do ensino, entregando unidades escolares em condições de atender os anseios da classe estudantil, para que possam ter um melhor aprendizado, e também dos professores e servidores, ao oferecer melhores e mais adequadas condições de trabalho”, salienta o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.
E os profissionais que fazem parte do ensino público reconhecem o comprometimento e o esforço do governo. A diretora da Escola Estadual 08 de Julho, Sandra Cristina Santos Menezes Nunes, lembra que a finalização das obras nas escolas e colégios estaduais foi um dos compromissos firmados no início da administração. “Quando o governador Jackson Barreto assumiu, ele se comprometeu a concluir todas as reformas de escolas, que antes estavam paradas. Assim foi feito, pois me lembro que várias outras foram inauguradas na mesma época que essa”, recorda.
Ela também afirma que a obra transformou a realidade dos alunos. “A escola duplicou de tamanho. Não tínhamos a menor estrutura para as atividades físicas, como os treinos para os jogos da primavera e campeonatos internos, que os alunos tanto pediam. O novo auditório é amplamente utilizado, onde promovemos palestras, reuniões entre pais e professores, e as feiras de ciências; o laboratório serve para reforçarmos aquilo que passamos durante as aulas; ganhamos novos espaços livres, que utilizamos como áreas de convivência e, graças à construção da biblioteca, podemos desenvolver um novo projeto de leitura com nossos alunos, concepção que é nosso carro-chefe hoje”, detalha.
Melhorias no desenvolvimento
O diretor da Escola Estadual Dr. Manoel Luiz, João César de Oliveira Ribeiro, disse que o prédio onde a unidade funciona recebeu reformas gerais, como revestimentos nas paredes e reconstrução do telhado, que estava bastante danificado. “Além disso, tivemos grandes melhorias no aspecto da internet, com o diário digital e a sala de informática, com 18 computadores e wi-fi livre para os alunos, ferramentas que usamos de forma complementar no ensino, através de diversas atividades educacionais. Esse espaço nos ajuda muito, pois ele se mostrou fundamental para que os estudantes consigam compreender de forma mais ampla os ensinamentos passados pelos professores”, complementou.
Melhoria que é reconhecida por Eliseu Luís da Silva, pai do aluno João Vitor. “O laboratório de informática é essencial no ensino de qualquer estudante, e o daqui ajuda muito meu filho no aprendizado, principalmente nos dias de hoje, que vivemos na era da tecnologia. Eu já estudei nessa escola e gosto muito dela”, afirmou.
Depois de uma completa reestruturação, a Escola de Educação Especial João Cardoso Nascimento Júnior pode proporcionar uma nova realidade às famílias que dependem do educandário para um bom desenvolvimento das crianças e adolescentes que fazem parte dela. Tereza Messias Santos Lázaro, mãe de Marino, que estuda no colégio há 16 anos, disse que a reforma não transformou apenas os espaços físicos da escola, mas também as vidas dos pais e alunos que fazem da João Cardoso Nascimento Júnior a extensão do próprio lar.
“Eu achei essa reforma maravilhosa. Uma obra como essa era exatamente o que a gente estava precisando. Antes, quase nada era adaptado às necessidades dos alunos. Agora essa realidade mudou. A mudança influenciou diretamente as nossas vidas, porque vejo que o desenvolvimento do meu filho e de outras crianças que estudam aqui melhorou bastante”, comemorou.
Segundo o diretor Anderson de Araújo Reis, antes de se tornar uma escola, o João Cardoso era um Centro de Educação Especial. “Foi quando a Defesa Civil interditou o prédio, que teve que passar por uma reforma completa. Em 2015, nos tornamos uma unidade de ensino, depois da reforma feita pelo Governo do Estado. Como todos os nossos alunos são de alto comprometimento, essa obra era essencial, pois os espaços não eram adaptados para as necessidades deles e posso afirmar, com toda certeza, que o resultado final ficou excelente. Ganhamos inclusive uma nova piscina, usada para exercícios que estimulam a psicomotricidade. Hoje estamos trabalhando para que essa unidade possa se tornar um modelo para o surgimento de outras escolas com a mesma missão, mas essa busca só pode ser possível com as transformações estruturais realizadas pela atual gestão”, explicou.
Fonte: ASN