Iniciativa visa alinhar ações, debater o andamento dos projetos e fortalecer a cooperação entre os órgãos estaduais e federais
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Cultura (Secult), Companhia Estadual de Obras Públicas (Ceop) e Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), realizou, nesta semana, reuniões e visitas técnicas relacionadas às obras e iniciativas em andamento voltadas à restauração do Museu e Convento São Francisco, em São Cristóvão.
As ações também contaram com a participação da Fundação Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Sergipe e Arquidiocese de Aracaju, além de membros da equipe técnica do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do Iphan nacional.
O encontro teve como objetivo alinhar ações, debater o andamento dos projetos e fortalecer a cooperação entre os órgãos estaduais e federais envolvidos no processo de preservação de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos e históricos de Sergipe.
De acordo com o superintendente de Patrimônio da Secult, Bira Rabelo, a visita reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a restauração dos patrimônios do estado. “É fundamental essa visita técnica, com todas as equipes, para que possamos dar andamento a todo esse processo de revitalização de parte do Museu e parte do Convento”, afirmou.
Para o diretor técnico do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, Jorge Macklin, a visita representa um passo importante para a continuidade das obras de conservação. “Para nós, do Museu, é muito importante essa visita, pois esse processo de restauração é algo que aguardamos há um tempo. É com muita alegria que recebemos essa visita técnica, em poder debater e entender o processo e em que ponto está. Nossa instituição preserva o prédio e, junto com o Programa de Aceleração do Crescimento que está chegando, estaremos preservando o local por muito mais tempo, como deve ser”, destacou.
A assessora técnica da Secult, Venícia Rodomar, reforçou a importância da articulação entre os órgãos. “Estamos juntos à equipe da Funcap, analisando o projeto de restauração do Museu e do Convento São Francisco, na Praça São Francisco, considerada Patrimônio da Humanidade. Ao lado do Iphan, temos um compromisso pelo Programa de Aceleração do Crescimento – Patrimônio Cultural”, afirmou.
Segundo o superintendente do Iphan em Sergipe, Luiz Eduardo Oliva, a parceria entre o Governo do Estado e o órgão federal tem sido fundamental para a preservação do patrimônio cultural sergipano. “O Iphan Sergipe mantém várias obras pelo PAC e, em parceria com a gestão estadual, temos algumas. Uma equipe do Iphan Brasília veio observar o andamento das obras e com os recursos federais e estaduais, estaremos recuperando elementos culturais tão essenciais para o Museu e o Convento”, explicou.