terça-feira, 13, maio/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Destaques

Governo de Sergipe isenta ICMS de queijo coalho e outros derivados

14 de janeiro de 2020
in Destaques, Economia, Municípios
0
Share on FacebookShare on Twitter

Cerca de 250 queijarias serão beneficiadas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) alterou decreto 21.400, de 10 de dezembro de 2002 que regulamenta a cobrança do ICMS incidido no queijo coalho, requeijão, manteiga comum e de garrafa produzidos em Sergipe. A tributação que anteriormente era de 12%, passa agora a ser isenta, beneficiando os produtores locais. A isenção está valendo desde o dia 01 de janeiro de 2020. 

Com essa medida, aliada a Lei 8.523/2019 que regulamenta o funcionamento das queijarias em Sergipe, o Governo do Estado pretende levar ainda mais desenvolvimento para cadeia produtiva do leite e derivados, especialmente aqueles fabricados por pequenos produtores. 

Atualmente, Sergipe possui 250 queijarias registradas e com a isenção do ICMS esses produtores e comerciantes terão oportunidade de aumentar sua margem de lucro, sem onerar o consumidor. 

Regulamentação das queijarias

A lei que regulamenta as queijarias representou um marco para o Estado, afinal, Sergipe foi o quarto da federação a regular o tema. A lei trata de diversas recomendações voltadas à higienização, equipamentos e instalações das queijarias, onde são fabricados, maturados e embalados os produtos, além de exigir certificações aos manipuladores envolvidos no processo de fabricação do derivado do leite. 

Vale frisar que a Lei atendeu a um pleito antigo dos produtores de leite e derivados do interior sergipano, que buscam comercializar produtos não só no estado, mas em todo o país. “Sabemos da importância da cadeia produtiva do leite em Sergipe e não temos medido esforços para que esses produtores tenham melhores possibilidades de trabalhar e lucrar com seu ofício”, observa o Governador Belivaldo Chagas.

Por Agência Sergipe Noticias


Notícias Relacionadas

Serviços da Saúde estarão disponíveis à população na 47ª edição do ‘Sergipe é aqui’ em São Francisco

Primeiro dia de cadastramento do programa Morando Bem consolida uma nova etapa para a população laga...

Secretaria Municipal de Agricultura, aquicultura e pesca é implantada em São Cristóvão

Imposto maior sobre os cigarros pode diminuir mortalidade infantil

Prefeitura de Socorro abre credenciamento de imprensa para cobertura do Forró Siri 2025

MP de Contas divulga levantamento preliminar sobre como municípios de Sergipe estão gastando recurso...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato