As 358 unidades escolares da Rede Pública de Ensino foram beneficiadas
A matrícula online, implantada em 2016, conseguiu acabar com o problema das longas filas às portas das escolas. No ano passado foram 167.819 alunos estudando na Rede Estadual de Ensino. E para 2017, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) já contabiliza, até o momento, 150.934 discentes matriculados. A expectativa é que esse número aumente.
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, relembra que antes da implantação da matrícula online os indicadores comprovavam que a cada ano aumentava a quantidade de pessoas que chegavam a dormir nas portas das escolas para garantir o acesso ao ensino.
“É importante frisar que a matrícula online resolveu um problema social ao extinguir as longas filas nas portas das unidades escolares. Além disso, facilitou também o processo de lotação dos professores a partir da organização das turmas de acordo com o número de salas existentes”, evidencia Jorge Carvalho.
A iniciativa reflete um avanço na melhoria da qualidade do ensino e trata de forma igualitária todos os estudantes. “Trocando em miúdos, a matrícula online representa um marco histórico no cenário educacional de Sergipe”, disse Jorge Carvalho.
As 358 unidades escolares da Rede Pública de Ensino foram beneficiadas pela matrícula online. “É claramente explícito que a matrícula online obteve resultados exitosos. Estamos transferindo esta tecnologia para também beneficiar as instituições das redes municipais. Aracaju e Santa Rosa de Lima já avançam no processo de implantação”, relata o secretário, informando que muitas secretarias municipais manifestaram interesse em adotar o modelo.
A Seed vai oferecer todo suporte técnico para que Aracaju e Santa Rosa de Lima possam implantar nas unidades de educação a Matrícula Online e também o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).
Aperfeiçoamento do Portal da Matrícula
Em 2017, a navegação do Portal da Matrícula ficou ainda mais rápida, contando com novas telas, o que facilita o acesso e simplifica ainda mais a realização da matrícula.
“Essa preocupação com aprimoramento é constante. Neste ano, realizaremos mais aperfeiçoamentos e estaremos sempre evoluindo para que, dessa forma, seja facilitado o acesso da população aos sistemas”, declara o diretor da Coordenadoria de Informática, Alexandre Veras.
Realização da matrícula
Para efetuar a matrícula dos novos alunos na rede pública estadual, basta acessar o link do Portal da Matrícula, em seguida procurar o nome da instituição escolar em que pretende estudar, verificar se a unidade de ensino já se encontra com as matrículas abertas e se há vagas.
Os estudantes que efetuarem a matrícula online terão até o primeiro dia de aula para entregar a documentação na secretaria da escola, a saber: ficha de matrícula assinada pelo estudante; registro civil ou identidade; CPF (para os alunos do Ensino Médio/ quando houver); comprovante de residência/ quando houver; documento de escolaridade (histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias); termo de responsabilidade; procuração em favor do responsável pela matrícula, caso não sejam os genitores; cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade; e foto 3×4.
Manutenção
A equipe da Coordenadoria de Informática tem feito visitas às escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior para realizar as manutenções preventivas e corretivas nos Laboratórios de Informática, a fim de garantir que no ato da matrícula os equipamentos e sistema estejam funcionando.
Com o objetivo de auxiliar ainda mais os estudantes e responsáveis no momento da matrícula online, a Seed disponibiliza um chat virtual (atendimento interativo feito de forma online) no Portal da Matrícula para oferecer informações e dirimir as possíveis dúvidas, que também poderão ser solucionadas através da central de atendimento, por meio do telefone 0800 285 5321.
As matrículas podem ser realizadas no período das 10h às 22h30. De acordo com o secretário Jorge Carvalho, a escolha deste horário foi feita para facilitar o acesso de toda a população ao sistema.
“A matrícula online pode ser feita até pelo celular, mas quem desejar poderá realizá-la nos laboratórios de informática das escolas da rede estadual de ensino. Vale lembrar, que a Seed disponibiliza nas unidades escolares o acesso à rede mundial de computadores (internet) por meio a implantação do Wifi livre”, finaliza o secretário.
Fonte: ASN