Programa Viva-SE visa despertar o sentimento de sergipanidade por meio da implantação de espaços culturais que manifestem o legado histórico estadual
A divulgação da cultura sergipana e a promoção do estado como destino turístico são premissas de desenvolvimento para o Governo de Sergipe. Nesse sentido, o governador Fábio Mitidieri recebeu nesta quarta-feira, 8, o planejamento do Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe (Viva-SE). A iniciativa visa despertar o sentimento de sergipanidade por meio da implantação de espaços culturais que manifestem o legado histórico estadual.
O programa vem sendo elaborado com o suporte do Instituto Banese, envolvendo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). Para o governador Fábio Mitidieri, a iniciativa representa o compromisso da gestão com a projeção das riquezas materiais e imateriais do estado.
“Ainda estamos na fase inicial, mas assim que tivermos projetos mais concretos, iremos em busca de parceiros na iniciativa privada para fazer a coisa acontecer. Agora, vamos fazer nosso dever de casa. É um projeto que vai dar uma cara nova ao nosso estado e que vai trabalhar a valorização da nossa história e da nossa cultura”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.
O superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, detalhou o projeto e frisou seu potencial e relevância. “A gente sai de Sergipe com uma carteira de projetos que pode ser referência nacional”, resumiu.
Os equipamentos a serem implantados incluem museus e outros espaços de exposição artística e cultural. A lista inclui o Museu do Cangaço, a Pinacoteca de Sergipe, o Memorial dos Náufragos de Sergipe, o Museu do Forró, o Memorial do Vaqueiro, a Casa do Artesão Sergipano e o Centro de Memória Digital de Boquim, além do Caminho Santa Dulce dos Pobres, das imersões Veredas do Sertão e Ver de Tototó, do Mirante de Santo Antônio e da modernização da Biblioteca Epiphanio Dória. No total, são 15 projetos, que partem da união entre artefatos e histórias centenárias e o uso de ferramentas tecnológicas.
Participaram da reunião a presidente da Funcap, Antônia Amorosa; o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas; a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, entre outros membros da equipe técnica do Governo.
Fotos: Arthur Soares