Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, a feira literária homenageou com o Troféu Falcão de Ouro, dentre outras pessoas, o secretário de Estado da Educação e uma professora do Colégio Estadual Murilo Braga, por suas contribuições à cultura sergipana
Aberta ao público na manhã desta sexta-feira, 20, a quarta edição da Bienal do Livro de Itabaiana, um dos maiores eventos voltados à leitura e à produção literária em Sergipe, conta com o apoio do governo estadual e com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A feira literária está sendo realizada no estacionamento do Shopping Peixoto, na BR 235, no município de Itabaiana, na região Agreste, e segue até o próximo domingo, dia 22.
Durante a cerimônia oficial de abertura do evento, os organizadores da IV Bienal do Livro de Itabaiana homenagearam, com a entrega do Troféu Falcão de Ouro, diversas pessoas ilustres da sociedade sergipana que têm contribuindo ao longo dos anos com o engrandecimento da nossa cultura. Secretário de Estado da Educação, o professor e escritor Jorge Carvalho do Nascimento foi um dos agraciados com a distinção simbólica representativa da cultura local itabaianense.
Ao agradecer a generosidade com a qual foi homenageado “em um dos maiores eventos de celebração da cultura sergipana”, o secretário Jorge Carvalho explicou os motivos que fizeram com que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) participasse de mais uma edição da feira. “A educação é a prática de transmissão da cultura, ou seja, são os modos de viver, de sentir, de amar, de celebrar, tudo que diz respeito à vida, tudo que é criado pela condição humana, que são transmitidos de uma geração à outra, os saberes sistematizados e também os valores de formação moral e tudo aquilo que estabelece os pilares da vida social, portanto, em um evento como esse, a Seed não poderia estar ausente”, afirmou.
Por seu ativismo cultural a professora Jussane Teles, do Colégio Estadual Murilo Braga, unidade de ensino localizada em Itabaiana, foi também uma das homenageadas a receber o Troféu Falcão de Ouro. Ela participou das três edições anteriores do evento e sempre esteve envolvida com atividades culturais na escola, sendo a organizadora da Oficina de Artes, presente na programação da feira, por meio da qual os alunos do “Murilo Braga” ensinam técnicas de desenho e pintura aos visitantes da exposição.
“Estou muito feliz por representar a minha cidade e ser valorizada pelo trabalho que desenvolvemos na escola. Sinto-me gratificada, não apenas pelo meu trabalho, mas também pelas ações dos alunos, que muito nos auxiliam como monitores das atividades que desenvolvemos, como a Oficina de Leitura que trouxemos mais uma vez para a Bienal do Livro”, destacou a profissional do magistério da rede pública estadual.
Programação
Em um dos sete ambientes da Bienal do Livro de Itabaiana, o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed) está intensificando a campanha “Compartilhe seus Livros e Transforme Vidas”, com o objetivo de arrecadar livros e incentivar à leitura nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. Neste estande da Seed, foi montado um ambiente aconchegante para acolher os visitantes e também e promover o incentivo à leitura. Também nesse mesmo espaço, o Departamento de Educação (Ded/Seed) está presente com o projeto Lê Campo, que visa incentivar a doação de livros infanto-juvenis para compor bibliotecas e cantinhos de leituras das escolas rurais de Sergipe.
Dentro da vasta programação cultural e artística da Bienal do Livro de Itabaiana, mais uma vez a Seed se faz presente, por meio da participação de alunos dos colégios estaduais “Eduardo Silveira” e “Murilo Braga”, que, durante os três dias de evento, farão diversas apresentações artísticas na Tenda Cultura “Melcíades Souza”.
Para iniciar esta série de atividades programadas pelas unidades escolares e pela Diretoria Regional de Educação 3 (DRE 3-sediada em Itabaiana) para a Bienal do Livro, Julian Silva, aluno do ensino médio no estadual “Murilo Braga”, partindo da adaptação de textos literários, montou e apresentou ao público, a primeira parte de um espetáculo teatral no qual é descrita a história do escritor itabaianense Antônio Saracura, um dos curadores da festa literária.
“Pesquisei bastante para poder estruturar o texto biográfico desta peça, tive a ajuda da professora Jussane, incentivadora dessa ideia e ensaiei ao longo de um mês. O espetáculo está dividido em três parte, das quais a primeira foi apresentada hoje, abordando a infância do escritor Saracura. No sábado (21) e no domingo (22) apresentarei as outras duas partes da biografia, abordando a juventude a fase adulta”, explica o estudante Julian.
Mais que agradecido pela homenagem, o escritor Antônio Saracura salientou a participação da Seed na Bienal do Livro como sendo de fundamental importância para o sucesso do evento. “Somos gratos à Secretaria de Educação por mobilizar e trazer à visitação desta feira centenas de alunos das escolas estaduais não apenas de Itabaiana mas também dos municípios vizinhos. Tudo que planejamos com este evento diz respeito à educação e à cultura, então a presença e participação da Seed neste evento é muito oportuna”, destacou o curador da IV Bienal do Livro.
O inédito e exitoso projeto da Bienal de Itabaiana é considerado um marco na historiografia cultural literária do Estado de Sergipe, com o intuito de estimular a leitura, a escrita e a publicação de novas obras. A Seed estará presente nos três dias de festividade literária na capital do Agreste Sergipano.
Por Ascom/SEED