Acadêmicos do curso de Geografia puderam esclarecer dúvidas sobre o clima e as análises meteorológicas
Nesta terça-feira, 3, a Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) recebeu a visita de alunos do curso de Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus Itabaiana para uma vivência sobre o monitoramento meteorológico em Sergipe. Na ocasião, os alunos puderam conhecer as instalações onde todo o trabalho é feito na prática.
“Durante a visita técnica, todos os alunos acompanharam atentamente as explicações. Tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre as mudanças climáticas, El Niño, a previsão do tempo, o clima e entender a Rede de Estações Hidrometeorológicas do estado de Sergipe”, detalhou a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro.
A estudante Fabiana da Silva, aluna do 1º período de Geografia, classificou a atividade como uma oportunidade de conhecer melhor as especialidades da sua graduação. “Como estamos no primeiro período, quando chegar a partir do quarto, quando surgirem os estágios obrigatórios, esse conhecimento adquirido se tornará muito importante para os alunos que querem seguir na área de climatologia. Foi um momento bastante enriquecedor”, declarou.

Para o professor Daniel Almeida, a visita técnica permite que o aluno vá além do conteúdo teórico exposto na sala de aula. “Foi muito importante essa aproximação da universidade com a Semac. Wanda, Overland e toda a equipe nos receberam muito bem. Foi uma possibilidade de os alunos observarem na prática o que a gente trabalha na teoria, então a gente só tem a agradecer”, destacou.
O meteorologista da Semac, Overland Amaral, também reforçou a importância da interação entre Semac e UFS. “Nosso papel é fazer com que as pessoas entendam o nosso trabalho, especialmente quando são acadêmicos ligados a essa área. Como a climatologia, meteorologia, agronomia, engenharia florestal e engenharia ambiental”, concluiu.
Fonte: ASN