Durante Sessão Plenária nesta quarta-feira (9), o deputado Georgeo Passos (Cidadania) repercutiu a decisão da Justiça Federal que suspendeu as demissões de trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em Sergipe. Segundo o parlamentar, a medida confirma as críticas que ele e outros deputados já vinham fazendo ao governo estadual.
“Na última quinta-feira à tarde, a Justiça Federal, apreciando aquela situação envolvendo os trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde e aquelas demissões que nós batemos aqui que não poderiam acontecer antes do concurso ser homologado, deu um fim nisso”, afirmou Georgeo.
De acordo com o deputado, o juiz Edmilson Pimenta determinou que o Estado não faça mais nenhuma demissão na FHS até que os trabalhadores sejam substituídos por concursados. “Foi uma tese levantada por diversos colegas. Nós dissemos aqui que o governo não poderia demitir trabalhadores contratados para chamar novos via PSS. Agora, a Justiça Federal bateu o martelo”, ressaltou.
Georgeo Passos ainda leu trecho do ofício circular nº 477, expedido pela diretoria da Fundação no dia 4 de julho, confirmando a suspensão das demissões. “Informo que, em virtude da decisão judicial proferida, ficam suspensas as demissões previstas a partir de 1º de julho de 2025”, destacou o parlamentar, lendo o comunicado assinado por Adna Santana Barbosa, diretora-geral da FHS.
O deputado criticou a postura do governo estadual, lembrando que o próprio governador havia se comprometido a não demitir os trabalhadores antes da homologação do concurso. “O governo poderia ter evitado isso se tivesse escutado a Assembleia Legislativa. Não precisava passar pela vergonha de ter a Justiça Federal determinando algo que nós já alertávamos”, completou.
Por Débora Nepomuceno Marques