A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 0,53% em Aracaju, no mês de julho, frente ao resultado apresentado em junho, de 0,46%. No acumulado do ano, a inflação pontuou 4,99%. Já nos últimos 12 meses, acumulou 7,77%. Em julho do ano anterior, a variação foi de 0,31%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10), pelo IBGE, e analisados pelo Observatório de Sergipe.
Regiões Metropolitanas e Capitais
No mês de julho, das Regiões Metropolitanas e capitais pesquisadas, todas apresentaram inflação. Curitiba (1,60%), Porto Alegre (1,23%), São Paulo (0,98%), Recife (0,97%) e São Luís (0,94%) apresentaram as maiores altas. As menores variações foram observadas em Aracaju (0,53%), Rio de Janeiro (0,63%), Rio Branco (0,66%), Belo Horizonte (0,71%) e Salvador (0,75%).
Gasolina e energia elétrica pressionaram a inflação
Os grupos habitação, transportes e ‘alimentação e bebidas’, com um impacto de 0,27 ponto percentual (p.p.), 0,16 p.p. e 0,14 p.p., respectivamente, foram os que mais contribuíram para o resultado do IPCA, uma vez que possuem pesos significativos no orçamento familiar. Com relação aos itens que mais puxaram a inflação, os destaques foram gasolina (0,21 p.p.), energia elétrica (0,20 p.p.) e refeição fora do domicílio (0,06 p.p.).
INPC
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que tem por objetivo a correção do poder de compra dos salários, em Aracaju, registrou variação de 0,65% no mês de julho, resultado acima do pontuado em junho, de 0,53%.