sexta-feira, 5, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Brasil

Fraudes no INSS: apenas 1,8% de 1,5 milhão de pessoas autorizaram descontos

19 de maio de 2025
in Brasil, Economia
0
Fraudes no INSS: apenas 1,8% de 1,5 milhão de pessoas autorizaram descontos
Share on FacebookShare on Twitter

Até esse domingo (18), 1,557 milhão de pessoas consultaram o Meu INSS para averiguar descontos de entidades associativas. Desse total, apenas 28,3 mil (1,82%) validaram as subtrações, enquanto 1,528 milhão apontaram débitos indevidos nos pagamentos das aposentadorias e pensões.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está no sexto dia de consulta para beneficiários solicitarem devoluções de valores desviados no esquema de fraude revelado pelo Metrópoles.

De acordo com o balanço desse domingo, a plataforma Meu INSS registrou 46,4 milhões de acessos, sendo 7,6 milhões para verificar descontos. Desse total, 3,8 milhões não identificaram subtração nos pagamentos.

Em entrevista, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, salientou que os beneficiários poderão verificar o valor do desconto feito, assim como a associação responsável pela cobrança. De acordo com o instituto, cerca de 9 milhões de pessoas sofreram descontos nas folhas de pagamento no período investigado.

“Ao falar que ele não concorda [com o desconto efetuado pela associação], não precisa juntar documento algum. Não precisa preencher nada. Ele vai falar: ‘Esse desconto eu não reconheço’”, explicou Waller. Dessa forma, o ônus de apresentar a prova da adesão fica com a entidade.

O valor será devolvido pelas associações diretamente ao INSS, que repassará o montante às contas dos beneficiários. Caso o aposentado negue ter autorizado o desconto, a associação será acionada e terá 15 dias para comprovar o vínculo. Se não conseguir, deverá restituir o valor ao beneficiário. Segundo as investigações da PF, há indícios de que muitas assinaturas foram fraudadas.

“Ela [associação] vai fazer um depósito identificado por meio de uma GRU [Guia de Recolhimento da União] específica ao INSS. E esse valor vai ser repassado ao segurado pela conta de benefício, por meio de folha suplementar”, esclareceu o presidente do INSS.

Fonte: Metrópoles

Notícias Relacionadas

Ex-assessor do TSE entrega documentos para embasar denúncias contra Moraes

Bolsonaro pode ser condenado por lei sancionada por ele mesmo

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Entenda os próximos passos do julgamento da trama golpista

Tarifa social de energia elétrica é aprovada em comissão do Congresso

Plataforma GO Sergipe oferta 519 vagas de emprego nesta quarta-feira, 3

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato