A mesa de debates foi composta por sete membros que falaram sobre a importância do incentivo à pesquisa e de políticas ligadas à educação. O professor da UFS, Mário Ernesto Valério, bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresentou números que mostram que o investimento em pesquisa tem diminuído nos últimos anos e salientou a importância do Fórum para promover políticas de incentivo à iniciação científica.
O evento também promoveu discussões sobre a nomeação de José Eriberto Pinheiro Vieira como presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Os participantes do Fórum debateram a importância de os gestores dessa área serem pessoas com currículos dedicados à ciência e à tecnologia.
Participaram da mesa Carlos Adriano, estudante de pós-graduação da UFS; profª Euzama Leitão Russo, presidente da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual (API) da UFS; profº Gabriel Francisco da Silva, representante das Câmaras Técnicas Fapitec; profº Edilson Divino de Araújo, presidente da Associação Sergipana de Ciência (Asci); Jorge Santana de Oliveira, ex-secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe, representando o Fórum Empresarial de Sergipe; Kevin Ismerim, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE); e a deputada estadual Ana Lúcia.
Fonte: UFS