O drama foi maior do que o esperado pelos rubro-negros, mas o Flamengo venceu o Deportivo Táchira por 1 a 0, nesta quarta (28), e está classificado para as oitavas de final da Libertadores. Até os 20 minutos do segundo tempo, o time de Filipe Luís estava terminando o Grupo C na terceira posição, mas o gol de Léo Pereira mudou cenário.
Nos acréscimos da etapa final, o Táchira ainda teve chances de empatar a partida – e eliminar o Flamengo -, mas as desperdiçou. Classificado, o time de Filipe Luís foi vaiado.
A chave terminou com três times com 11 pontos, com a definição das posições nos critérios de desempate. A LDU, que goleou o Córdoba em Quito, ficou na liderança, com quatro gols de saldo.
Em segundo lugar ficou o Flamengo, com três gols de saldo. O Central Córdoba, que entrou na sexta rodada na primeira posição, perdeu a vaga no mata-mata, ficando com o saldo de zero.
O Deportivo Táchira, que perdeu os seis jogos disputados na chave, foi o lanterna do Grupo C. Confira a tabela e a classificação de todas chaves da Libertadores!
Sob olhares de Carlo Ancelotti
O jogo foi acompanhado por
. De um dos camarotes do Maracanã, o italiano acompanhou quatro atletas convocados para a Seleção:
Alex Sandro, Léo Ortiz, Wesley e Gerson.
Artigos Relacionados
Primeiro tempo decepcionante
Ao ocupar o campo de ataque, com Léo Pereira e Léo Ortiz atuando na intermediária ofensiva, o Flamengo passou a impressão de que “amassaria” o adversário nos primeiros minutos.
O time de Filipe Luís até teve o controle das ações, mas não foi capaz de construir muitas chances claras na etapa inicial. Apesar dos 64% de posse de bola, foram quatro chutes no alvo.
Camargo trabalhou bem em finalizações de Luiz Araújo e Allan, que arriscou de fora da área. Nas bolas aéreas, o goleiro do Táchira também cumpriu seu papel antes do intervalo.
Os venezuelanos passaram a estar mais confortáveis com o passar dos minutos, e até ameaçaram alguns contra-ataques, mas faltou gente para encarar os defensores rubro-negros.
Intervalo com vaias e ‘perigo’
Com o empate no Rio e a vitória parcial da LDU sobre o Córdoba, por 2 a 0 em Quito, o Flamengo foi para o vestiário na terceira posição do grupo. Vaias foram ouvidas no Maracanã.
Pressão e gol de Léo Pereira
Bruno Henrique substituiu Michael e, no primeiro lance individual, deixou Gerson em condição de marcar, mas Camargo defendeu o cabeceio. A bola ficou viva na área, mas a zaga limpou.
No minuto seguinte, Arrascaeta recebeu na entrada da área e obrigou o goleiro do Táchira a fazer nova defesa. O início intenso trouxe a torcida de volta ao jogo no Maracanã.
Foram seis finalizações em 20 minutos até Léo Pereira aparecer na área. Em cobrança de falta de Luiz Araújo, o camisa 4 desviou para balançar a rede e aliviar a tensão: 1 a 0!
Valeu pela classificação
Até os acréscimos, o Flamengo não foi ameaçado pelo adversário. Nos últimos dois minutos, o Táchira teve duas bolas na área e perdeu os gols que eliminariam o time carioca na Libertadores.
Com o apito final, as vaias da arquibancada mostraram que apenas a classificação para as oitavas de final valeram.
Flamengo 1×0 Deportivo Táchira
Flamengo
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Gerson (Ayrton Lucas), Allan (Varela), Arrascaeta (Evertton Araújo) e Luiz Araújo; Michael (Bruno Henrique) e Pedro (Wallace Yan)
– Técnico:
Filipe Luís.
Deportivo Táchira
Jesus Camargo; Rosales, Acevedo, Quintero (Castillo) e Juan Sánchez; Requena (Fiovaranti), Calzadilla, Maurice Cova e Saggiomo (Zuñiga); Bryan Castillo (Cano) e Balza (Jesús Duarte)
– Técnico:
Edgar Pérez Greco.
- Gols: Léo Pereira (20’/2ºT), do Flamengo
- Cartão amarelo: Wesley, Arrascaeta e Luiz Araújo (FLA); Requena e Cova (TAC)
- Cartão vermelho: Não houve.
- Renda e público: R$ 3.432.494,00 / 61.484 pagantes / 66.082 presentes
- Motivo: Jogo da sexta rodada do Grupo A da Libertadores
- Data e hora: 27 de maio de 2025, às 21h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Carlos Ortega (COL)
- Assistentes: Jhon Gallego (COL) e Richard Ortiz (COL)
- VAR: Keiner Jimenez (COL)
Fonte: Itatiaia