Desde o dia 1º o santo é lembrado e, no dia em que é comemorado, várias homenagens são feitas.
Nesta segunda-feira, 13, fiéis de Santo Antônio celebram o seu patrono com a bênção dos pães e procissões. Durante este final de semana, aconteceram os últimos dias da Trezena na Igreja Santo Antônio, na colina que leva o mesmo nome, em Aracaju. O tema das celebrações deste ano é “Misericordiosos como o Pai”. O lema é: “Com Santo Antônio, contemplamos o rosto misericordioso do Pai”. Em Itabaiana, cidade a 51 quilômetros de Aracaju, há também celebrações.
As missas com as trezenas na igreja da colina aconteceram às 19h30. Já no dia dedicado ao santo, 13, a festa começa cedo. Às 5 horas teve alvorada festiva, às 9 horas missa com as crianças e ao meio-dia nova missa. Às 15h tem a tradicional bênção das crianças e dos pães e às 18h30 missa seguida de procissão pelas ruas do Bairro Santo Antônio. O pregador será Dom José Palmeira Lessa, arcebispo Metropolitano de Aracaju.
Em Itabaiana teve procissão a partir das 19 horas, neste sábado e domingo. Na segunda-feira, alvorada festiva às 5 horas, missa às 6h, às 10h e às 16h. Às 17 horas sai a procissão pelas principais ruas da cidade.
Padroeiro
Santo Antônio, de origem portuguesa, é o segundo santo mais popular no Brasil. Em Aracaju dá nome ao bairro mais antigo da capital e a festa em homenagem ao santo começou no dia 1º com uma carreata pelas ruas do bairro levando a imagem até a Colina de Santo Antônio.
O frei Jonaldo, da Paróquia de Santo Antônio, em Aracaju, explica que essa festa é centenária, celebrada bem antes de Aracaju ser capital de Sergipe. “É uma festa centenária e acontece antes de Aracaju ser capital”, disse.
Durante a festa há duas coletas de roupas e de alimentos que serão doados aos pobres. “Os itens arrecadados são doados para diversas instituições. O povo é generoso para partilhar, graças a Deus”, comentou frei Jonaldo.
Por Jornaldacidade.net