Uma mistura de cores, alegria, e muito pertencimento deram o tom de mais uma edição do Casamento Caipira do povoado Jenipapo, realizado no último domingo, 20. O evento também marcou o encerramento do ciclo de festividades do Festival da Mandioca deste ano, que iniciou em maio com a Pega do Mastro e abriu oficialmente a programação de 52 dias.
O prefeito Sérgio Reis também acompanhou a festa junto à população e comemorou o sucesso desta edição do Festival da Mandioca, que atuou no fortalecimento das tradições culturais do município, no aquecimento da economia local e no fortalecimento do turismo.
“Encerrar o nosso Festival da Mandioca no povoado Jenipapo, com um Casamento Caipira tão bonito e organizado pela própria comunidade, é motivo de muita alegria. Foram mais de 50 dias de festa, tradição, cultura e geração de renda para o nosso povo. A Prefeitura esteve presente em todos os eventos, garantindo estrutura, segurança e taxa zero para os ambulantes. Isso é a valorização da cultura, mas também é desenvolvimento. Fico muito feliz em ver o empenho das comunidades e o resultado de um trabalho coletivo que uniu identidade, pertencimento e oportunidade para quem mais precisa. Com certeza, o Festival da Mandioca 2025 já entrou para a história de Lagarto”, destacou o prefeito.
Por meio da Lei Complementar nº 130/2025, a Prefeitura de Lagarto isentou as taxas para os ambulantes do município, garantindo maior concentração de renda nas mãos dos próprios trabalhadores e girando a economia local.
José Adilson, residente em Lagarto, aproveitou a festa para fortalecer sua renda. “Além de ambulante, eu também trabalho fazendo bicos, e em dias como este aproveito para fazer um dinheiro a mais para ajudar no orçamento. A Prefeitura fez um trabalho bem organizado, e nos deu uma oportunidade de não pagarmos nada para trabalhar”, destacou.

A festa também contou com ambulantes vindos de outras localidades, a exemplo de Lucimara dos Santos, que saiu da cidade Rio Real, na Bahia, para comercializar bebidas no Casamento Caipira do último domingo. “Esta é uma das festas mais bem organizadas que eu já vi por aqui. Graças a Deus, as vendas foram boas e eu pretendo voltar mais vezes”, disse.

A vice-prefeita Suely Menezes, também esteve presente e celebrou junto com a população. “Encerramos os festejos do Festival da Mandioca com chave de ouro, no tradicional Casamento Caipira do Jenipapo. Uma tarde de muita alegria, com a comunidade reunida para celebrar nossas raízes, manter viva a cultura popular e fortalecer as tradições que passam de geração em geração. Um momento especial que mostra a força da nossa identidade e o quanto é importante valorizar o que é nosso”, pontuou.
As amigas Lusitânia e Camila definiram o Casamento Caipira do povoado Jenipapo como “uma das melhores festas do interior sergipano. Para Camila, que é de São Domingos, “a participação de pessoas de fora gera economia e desenvolvimento, além de manter a tradição da cultura local”.

O presidente da Comissão Permanente de Eventos (CPEL), Wédson Andrade, comemorou os resultados do Festival. “Desde maio, Lagarto ferve com a realização da festa mais tradicional do nosso município. Foram dias intensos de celebrações, que encheram a cidade e os povoados de turistas e visitantes. Isso significa que estamos sendo vistos e, consequentemente, impulsionados como destino turístico. Por isso, hoje, quando se encerra o ciclo junino de 2025, aqui no Jenipapo, só temos motivos para celebrar e já prospectar uma edição ainda melhor para 2026″, disse.
Responsável pela organização do evento, que contou com a parceria da Prefeitura de Lagarto, o vereador Genisson de Tonho de Totonho destacou: “esta é mais uma edição do tradicional Casamento Caipira do Jenipapo, um evento muito importante para a comunidade, que movimenta a economia local e fortalece a nossa cultura. Quero deixar registrado, em nome de toda a comissão organizadora o nosso agradecimento à Prefeitura, ao prefeito Sérgio Reis, e às secretarias envolvidas, que deram total apoio”.
A programação, que iniciou no meio da tarde, foi aberta pelo cantor Danielzinho Júnior, com cortejo puxado em cima do trio, percorrendo as ruas do povoado. As demais apresentações ficaram por conta de Liene Show e Robson Playboyzinho, que agitaram o público e destacaram ainda mais o sucesso da festa.
Para Robson, que se apresentou pela primeira vez no Jenipapo, “foi uma honra poder cantar no Casamento Caipira desse povoado. Há poucos dias cantei em Lagarto, e hoje pude encerrar com muito brega e arrocha esse evento tão importante para a população lagartense”, ressaltou.

Capital Nacional da Vaquejada
O Festival da Mandioca 2025 é uma realização da Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), por meio das secretarias municipais do Turismo, Governo e Inovação, Comunicação Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Saúde, Desenvolvimento Social e do Trabalho, Ordem Pública e Defesa do Patrimônio, Juventude, Esporte e Lazer, Inclusão e Direitos Humanos, Obras, Relações Institucionais, além da Defesa Civil, Guarda Municipal de Lagarto (GML), Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) e da Escola Municipal de Governo e Administração Pública (EMGAP).
O Casamento Caipira do Jenipapo também ganhou o reforço da Polícia Militar do Estado de Sergipe, inclusive, com a presença da Cavalaria, que fez a segurança do cortejo, de seguranças privados e de bombeiros civis.