Projeto envolveu jogos de matemática e experimentos que incentivam o aprendizado dos alunos dos ensinos fundamental e médio
O Centro de Excelência Governador Augusto Franco, em Aracaju, realizou na última quarta-feira, 21, um projeto interdisciplinar de feira de ciências da unidade escolar. A atividade contemplou todas as áreas do conhecimento em ciências da natureza e matemática do 9° ano do ensino fundamental e do ensino médio, com o objetivo de trabalhar o aprendizado e as habilidades dos estudantes de forma lúdica e educativa. O projeto foi aberto ao público externo, de forma que os estudantes puderam colocar em prática tudo o que criaram, estudaram e aprenderam durante as aulas expositivas. Na programação da feira, houve jogos de matemática e experimentos de física, química e biologia.
A diretora da unidade escolar, Amanda Aquino, destacou que a realização dos trabalhos foi uma oportunidade para que os alunos se tornassem protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. “Assim, os alunos têm atividades que podem ampliar todas as áreas do conhecimento de uma forma divertida”, complementou.
Coordenadora da feira de ciências, a professora de biologia Ana Karyne explicou que o projeto é um recurso didático que possibilita que os estudantes transformem o aprendizado do dia a dia em uma atividade divertida. “A feira de ciências é muito importante para os estudantes, porque é um momento em que o aprendizado vira lazer, e eles precisam aprender para saber explicar ao público externo”, enfatizou.
Por meio do aprendizado, os alunos colocam os conteúdos disciplinares em prática e também trabalham as habilidades de coletividade e oralidade. Para a aluna Eduarda Gabrielly, esse tipo de projeto se revela um grande incentivo à criatividade dos estudantes. “Essa feira de ciências é muito importante para nós, estudantes, porque nela temos a oportunidade de aprender de várias formas. É muito mais legal aprender com uma atividade interessante”, destacou.