Projeto atende mulheres de vários quilombos sergipanos
As mulheres do quilombo Maloca estão utilizando os fardamentos doados pela Energisa Sergipe para a customização de roupas e bolsas. A doação é fruto da parceria entre a distribuidora e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) que executa no estado o Programa Mulheres Mil, oferecendo cursos de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social em várias regiões de Sergipe.
A iniciativa busca promover a inclusão social, consumo consciente e geração de renda. A reitora do IFS, Ruth Sales Gama, explica como os fardamentos estão sendo utilizados nas oficinas pelas mulheres atendidas nos quilombos sergipanos.
“Essa oficina é muito importante. Ela já aconteceu no quilombo Sítio Alto que fica em Simão Dias. Já levamos duas vezes essas doações. Elas fizeram bermudas e com o restante do tecido elas vão aprender a fazer estojos e até comercializar. Elas já estão customizando com a retiradas das informações dos fardamentos e fazem apliques e pinturas”, conta.
Os fardamentos são descaracterizados durante as oficinas oferecidas pelo IFS. Maria Betânia da Silva Santos é uma das mulheres beneficiadas com o projeto e participou da oficina de customização dos fardamentos doados. Ela é artesã desde 2016 e customizou uma calça com o que ela mais gosta de fazer que é a pintura em tecido. “Para despertar o que tem na gente, basta um empurrãozinho. Esse material tem nos ajudado demais. Reciclar o que temos em mãos para fazer o nosso fardamento”, afirma.
O diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Currais, destaca que o objetivo é que a doação de fardamento aconteça de forma contínua. “Essa é uma parceria que vem fortalecer ainda mais o nosso valor Sustentabilidade. O nosso objetivo é realizar essa doação contínua para o programa Mulheres Mil e contribuir com a inclusão social e geração de renda”, destaca.
Sobre o Programa
O Programa Mulheres Mil é realizado pelo Governo Federal, sendo executado IFS. O objetivo é promover a formação profissional e tecnológica de mulheres, especialmente, nos municípios da Barra dos Coqueiros, Itabaiana, Areia Branca, Poço Redondo, Pirambu, Estância, Lagarto, Riachão e em quilombos localizado em Laranjeiras.
Por Adriana Freitas