Famílias desocuparam na tarde desta segunda-feira (4) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sergipe. Integrantes da Frente Nacional de Lutas (FNL), do Movimento dos Homens e Mulheres Sem Teto e Sem Terra do Estado de Sergipe e de outras organizações sociais, apresentaram pautas de reinvindicações ao novo superintendente da autarquia.
O perito federal agrário, Haroldo Álvaro Freire Araújo Filho, de 41 anos, é o novo superintendente regional do Incra. Ele foi nomeado no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (1º), na mesma edição que exonerou André Ferreira Bomfim do cargo.
De acordo com Jorge Luiz Santana, membro da FNL, os ocupantes vieram de acampamentos dos municípios de Santo Amaro das Brotas, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora das Dores,Carmópolis, Estância e Cristinápolis.
Os trabalhadores pedem a demarcação das terras de interesse para a reforma agrária e o reforço na agricultura familiar. O ouvidor do Incra, Paulo Alves, já se reuniu com representantes da FNL e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para pegar a pauta de reivindicações.
A lista foi apresentada ao novo superintendente em uma reunião. Segundo Haroldo Araújo, as pautas do FNL serão enviadas a Brasília na quarta-feira (6). Ainda de acordo com o superintendente, o MST não apresentou formalmente a pauta de reivindicação, mas uma reunião deverá ser agendada como o movimento.
Do G1 SE