A Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio das ações da Secretaria Municipal de Governo e Gestão (Segov), vem aprimorando os serviços oferecidos à população com o espaço Facilita São Cristóvão. Com a finalidade de aproximar serviços úteis da população da Grande Rosa Elze, o Facilita São Cristóvão foi inaugurado em 2023. Neste ano, com dados até a última quarta-feira (06), o espaço recebeu um total de 24.935 atendimentos nos variados serviços oferecidos.
O equipamento fica localizado no Eduardo Gomes e possui o objetivo de descentralizar serviços essenciais, proporcionando mais conveniência e eficiência para os cidadãos do Grande Rosa Elze que procuram por esses serviços, reduzindo a necessidade de se deslocarem para diferentes escritórios ou departamentos para realizar tarefas do cotidiano.
Dentre os serviços ofertados mais procurados pela população estão a emissão do RG, com 7.961 atendimentos, seguida da Secretaria da Fazenda – Tributos, com um total de 3.733 atendimentos, e da Receita Federal do Brasil, com 1.658 atendimentos finalizados. Além desses serviços, o equipamento possui a Sala do Empreendedor, que oferece orientações voltadas para os microempreendedores, emissão de Cartão Preferencial, Alistamento Militar, entre outros serviços listados no fim da matéria.
O secretário da Segov, Édson Fontes, enfatizou o impacto do equipamento para a região desde sua inauguração, destacando que foi uma iniciativa que fortaleceu ainda mais a conexão entre a administração pública municipal e a comunidade. “O espaço do Facilita vem garantindo à população o acesso aos serviços públicos com qualidade, conforto e infraestrutura adequada. É uma satisfação e um sentimento de realização termos um número de atendimentos passando dos 20 mil somente neste ano. A iniciativa objetivou proporcionar o acesso a esses serviços essenciais de forma simplificada e sem burocracia para todos os munícipes, e está dando certo”. O secretário acrescentou que está estudando a possibilidade de implementar mais serviços na unidade.
Édson Fontes, secretário da Segov
População
José Mesquita, açougueiro e morador do Rosa Elze, já conhecia o espaço e já resolveu várias questões no equipamento, e agradece pela facilidade que o espaço proporcionou aos moradores, simplificando o deslocamento e o tempo investido do seu dia. “Dessa vez, vim resolver algumas questões sobre o IPTU. Todas as vezes que precisei resolver algo e vim aqui sempre fui bem recepcionado e conseguiram resolver a minha situação. O Facilita aqui no Eduardo Gomes facilitou realmente a vida de muita gente, inclusive a minha.”
José Mesquita, açougueiro
Já Patrícia Gomes, dona de casa, estava utilizando os serviços do Facilita São Cristóvão pela primeira vez e parabenizou a iniciativa da gestão. “Fui orientada pelos próprios servidores da Prefeitura de que aqui eu conseguiria resolver minhas pendências, e aqui estou. Vim com o objetivo de resolver questões a respeito da escritura da casa. O espaço é bacana, a espera é dentro da normalidade de qualquer estabelecimento, e hoje temos essa tranquilidade e facilidade de resolver nossas pendências próximo de casa. Agora eu já sei, e passarei isso adiante também.”
Patrícia Gomes, dona de casa
Por Érica Xavier