Em pronunciamento na sessão plenária dessa terça-feira, dia 08 de abril, o vereador Fábio Meireles (PDT) mostrou preocupação com o manguezal localizado ao lado da Avenida Perimetral Oeste, em Aracaju.
O parlamentar usou a tribuna para cobrar efetivas soluções da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, liderada pela secretária municipal de meio ambiente, Emília Golzio.
A pauta levada pelo vereador levanta preocupações significativas, especialmente no que diz respeito à supressão do mangue, um ecossistema de extrema importância para a regulação climática, a biodiversidade.
Para o parlamentar, a destruição dos mangues tanto na zona Oeste, ou na zona Sul de Aracaju está na contramão das recomendações internacionais, resultando na destruição e perdas de habitats essenciais para diversas espécies, além de agravar a crise climática ao reduzir a capacidade de absorção do ecossistema e proteger a costa contra eventos extremos.
O parlamentar defendeu a necessidade imediata de ações efetivas por parte da SEMA, de forma responsável e sustentável para os mangues da nossa capital.
Através de um vídeo mostrado no Legislativo Municipal, o vereador chamou a atenção do assunto, para que, enquanto gestora, a secretária de meio ambiente possa se atentar ao problema a fim de preservar do que resta dos mangues de Aracaju, especificamente naquela comunidade.
“É uma fala de posicionamento, nós não podemos continuar assistindo ao manguezal sendo destruído sem cobrar nesta Casa, porque o poder público tem a obrigação de dar uma resposta, é a população que exige”, enfatizou.
Em aparte, o vereador, Maurício Maravilha (UB) disse que esteve visitando a SEMA e recebeu a notícia de que a secretária Emília Golzio já estava providenciando mudas para reposição de manguezais em Aracaju, inclusive o convidou para conhecer o local onde estava sendo produzidas estas mudas.
Os manguezais, com seus três tipos principais de mangue, são fundamentais para a reprodução e sobrevivência de milhares de espécies, como peixes, crustáceos, aves e mamíferos. Por isso, o ecossistema recebe o apelido de “Berçário da vida”.
O vereador Fábio Meireles agradeceu a fala do vereador Maurício e salientou que, independentemente de bandeiras partidárias, os parlamentares devem dar as mãos para levantar o clamor da população. Precisamos visualizar, com nosso olhar, o início das soluções dos problemas, porque é desse jeito que a prefeita Emília Correia trabalha. Vamos esquecer as diferenças de bandeiras partidárias, dar as mãos para ouvir o clamor da população, fomos chamados a servir ao povo”, frisou.
Por Assessoria de Imprensa