A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) em Tempo Integral João Oliva Alves foi um dos destaques em evento de formação continuada realizado nesta terça-feira, 2, pelo Ministério da Educação (MEC), no Centro de Excelência John Kennedy, em Aracaju. A iniciativa faz parte do Programa Escola em Tempo Integral, executado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na oportunidade, as coordenadoras pedagógicas da EMEF, Elaine Ramos e Sandra Lisboa, apresentaram relatos inspiradores sobre as práticas inovadoras implementadas na unidade.
O convite para a Escola João Oliva representar a rede pública de Aracaju nessa capacitação é consequência da seleção no edital de Experiências Inspiradoras de Educação Integral do MEC. Com 906 escolas de todo o Brasil inscritas, a João Oliva ficou entre as 125 selecionadas e vai participar da Mostra Nacional promovida pelo ministério, que vai acontecer nos dias 1º e 2 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
Enquanto isso, a contemplação já abriu caminho para a unidade divulgar as suas ações por aqui. Em junho, a diretora EMEF João Oliva, Elainy Mary, narrou sobre a gestão escolar em evento na mesma formação, realizada na Biblioteca Pública Epifânio Dória, e ontem foi a vez das coordenadoras.
A palestra no John Kennedy foi para um público de cerca de 200 pessoas, composto por secretários, conselheiros e técnicos, que atuam na rede pública estadual e de diversos municípios sergipanos. Profissionais da Educação estadual e de municípios da Bahia também acompanharam os temas abordados. Gestores de mais escolas em tempo integral de Sergipe também palestraram na capacitação, representando unidades municipais de Itabaianinha, Monte Alegre, Tobias Barreto e a Diretoria Regional 2, da rede estadual.
A diretora Elainy Mary descreveu o que ela e os profissionais da EMEF transmitem nessas formações do Programa Escola em Tempo Integral. Com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o corpo diretivo da João Oliva apostou na adoção de estratégias direcionadas para promover a aprendizagem dos alunos, como avaliação diagnóstica e elaboração de plano de ação baseado nas habilidades a serem desenvolvidas.
Segundo ela, os detalhes e resultados deste trabalho são apresentados ao público nessas capacitações. “Essas ações foram mapeadas e acompanhadas semanalmente, e isso permitiu à escola superar os resultados planejados. Isso é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar”, explicou a diretora.
Para o coordenador estadual da formação continuada, Valdson Júnior, a participação no evento é uma forma de reconhecer as propostas transformadoras que os municípios vêm aplicando no campo da educação em jornada ampliada. Além disso, a exposição dos trabalhos visa influenciar outros gestores a multiplicar essas metodologias de ensino bem-sucedidas. “A partir dessas experiências, a formação traz a possibilidade de inspirar redes de outros municípios a trazer o novo”, avaliou Valdson Júnior.