Estudantes podem obter informações sobre os programas Pé de Meia, Acolher e Estudante Monitor
Com a presença do público estudantil, o Governo do Estado lançou na tarde desta terça-feira, 20, a segunda edição do Festival das Juventudes. O evento reuniu, no Aracaju Parque Shopping, jovens da rede pública de ensino para debater sobre a construção de políticas e projetos que possibilitem novos caminhos e perspectivas para a juventude sergipana. As atividades seguem até a quarta-feira, 21, com a realização de oficinas temáticas, workshops e atividades culturais.
Com o tema ‘Um encontro com a cultura, empreendedorismo e inovação dos sergipanos’, a segunda edição do festival busca valorizar as diversidades culturais e promover ações que impulsionam o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, além de valorizar a capacidade criativa dos jovens com programas e projetos.
De acordo com a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), Joniely Cheyenne Cruz, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) se fará presente no evento com um estande de informações sobre diversos programas educacionais. “Estamos trazendo informações sobre o programa ‘Pé de Meia’, do Governo Federal, que beneficia mais de 42 mil estudantes sergipanos, e que está sob a coordenação da Ceave. Além disso, o Departamento de Apoio Escolar (Dase) está trazendo informações sobre os programas ‘Acolher’ e o ‘Estudante Monitor’. Por isso, convidamos todos os alunos da rede pública estadual, que tenham dúvidas sobre alguns destes serviços, que nos procurem”, comentou Joniely.
Entre as principais atrações do festival está a ExpoJuv, uma área expositora para jovens empreendedores, que também abre espaço para encontros artísticos, formação, reflexão e debates sobre a importância da cultura e da arte na formação juvenil. O evento busca fortalecer os espaços democráticos comunitários e de convivência, promover a conexão entre gerações e estimular o empreendedorismo entre os jovens, permitindo a identificação de oportunidades para transformação social e geração de renda.
É o caso dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Gabriel de Oliveira, Jessy da Silva Santos e Caio Matheus Lobo Dias. Acompanhados pelas professoras Cristiane Campos e Darcylaine Martins, os alunos expuseram o resultado da pesquisa ‘Desenvolvimento de esponjas biodegradáveis utilizando fibra de coco’ ao governador Fábio Mitidieri, ao diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), Alex Garcez, e à superintendente da Juventude, Anne Livianne, durante a visita das autoridades aos estandes.
“De acordo com dados do IBGE, Sergipe é o quarto maior produtor de coco do nosso país. Diante desse dado, nosso projeto busca desenvolver esponjas biodegradáveis, uma alternativa sustentável e ecologicamente correta para substituir as esponjas convencionais, utilizando a fibra do coco como matéria prima, por ser abundante em nosso estado. Dessa forma, melhoramos o nosso hábito de consumo e contribuímos para o desenvolvimento de uma sociedade ecologicamente mais saudável para as gerações futuras”, destacou Gabriel de Oliveira.
Durante os dois dias, os jovens poderão participar de painéis, como ‘O papel das políticas públicas para as juventudes na era 4.0’; oficinas de ‘Empreendedorismo digital e profissões do futuro’; de ‘Edição de vídeo com celular rápido e prático’; ‘Arte de rimar’; ‘Batalha de rima’; ‘Pocket show’, dentre outras atividades. A realização do evento está contemplada na Lei Estadual nº 8.656, de 2020, que institui a Semana da Juventude e o Dia Estadual da Juventude em Sergipe.
Foto: Michele Becker