A atividade ocorreu na tarde desta segunda-feira, 4, no Colégio Estadual Dr. Jugurta Barreto de Lima com profissionais do Programa Acolher
O mês de dezembro se inicia com mais uma atividade de sucesso do Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe – Programa Acolher. Desta vez, a ação aconteceu no Colégio Estadual Dr. Jugurta Barreto de Lima, no bairro Santa Maria, na zona sul de Aracaju, e contou com a participação de alunos, professores e profissionais do ‘Acolher’.
O coordenador do programa Acolher da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Pedro de Santana, explica como ocorreu a atividade no ambiente escolar. “Nós tivemos atividades, no turno da tarde, em todas as salas de aula. Neste momento, os profissionais do programa Acolher estão atuando na perspectiva do cuidado ao propor uma conversa com os alunos para explorar a parte emocional e os sentimentos, tanto individual quanto coletivo das crianças. E, dentro desta perspectiva, os alunos conseguiram consolidar bons trabalhos”, argumenta.
A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), Eliane Passos, elucida que a ação realizada no Colégio Estadual Dr. Jugurta Barreto de Lima é uma ação articulada com profissionais da psicologia e da assistência social de diálogo com os quadros docentes e discentes para dissipar qualquer tipo de sentimento negativo que possa contaminar o ambiente escolar. “Primeiro, foi discutido o tema da violência. Depois, os participantes da ação externalizaram seus sentimentos sobre o tema em questão e, na sequência, produziram um material coletivo que foi compartilhado entre todos os membros desta comunidade escolar”, explica.

Na avaliação da estudante Ana Vitória Jesus Santos, aluna do 9º ano do ensino fundamental, a atividade realizada na escola foi muito interessante, pois ajuda a motivar as pessoas. “Nós formamos grupos, discutimos temas que consideramos importantes no ambiente escolar e depois produzimos cartazes para expressar nossos sentimentos. No final, nos reunimos na quadra da escola para apresentar nosso trabalho coletivo. Acho que isso motiva os alunos a se expressarem melhor”, comenta.
Aluno do 8º ano do ensino fundamental, Thauan Santos reforça a importância da atividade para melhor a comunicação entre os alunos. “O meu grupo escolheu colocar palavras de incentivo no cartaz, sendo que a principal é respeito, algo que deve estar acima de tudo e de todos”, destaca.
O secretário de Educação, Zezinho Sobral, se fez presente na atividade e afirmou que faz questão de acompanhar de perto as ações do programa Acolher. “A presença de profissionais da área psicossocial nas escolas públicas da rede estadual de ensino é uma realidade. Esses profissionais dialogam com a comunidade escolar, identificam questões que precisam ser trabalhadas e desenvolvem metodologias participativas para se chegar a resolução de conflitos. Nossa intenção com este programa é criar um ambiente escolar mais afetivo, mais fraterno, onde todos tenham o direito de se expressão e de ser compreendido”, finaliza Zezinho Sobral.
Fotos: Michele Becker