
A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta terça-feira (15), a ‘Semana de Desempenho’, com aplicação de simulados das disciplinas Português e Matemática para os alunos do ensino fundamental, tendo como foco o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova é utilizada pelo Governo Federal para mensurar a qualidade de ensino das escolas, servindo também como parâmetro para a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e será realizada de 21 de outubro à 1º de novembro.
Até a próxima sexta-feira (18), participarão dos simulados as turmas de 2º ano, os alunos do 5º e do 9º ano que irão responder questões de múltipla escolha com abordagem nos assuntos de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, referentes à resolução de problemas.
Para a secretária municipal de Educação, Quitéria de Barros, o uso do simulado sistematizado é mais uma ferramenta para diagnosticar pontos que o município possa dar continuidade ou melhorar no processo de ensino-aprendizagem.
“De dois em dois anos o Inep que é responsável pela avaliação do ensino no Brasil realiza as provas que medem a proficiência dos alunos em língua portuguesa e matemática. Todas as turmas de 5º e do 9º ano, e de forma amostral as turmas do 2º ano. Não é uma avaliação pontual de alunos, professores e escolas, o que está sendo avaliado é a política pública educacional que é implementada no sistema público brasileiro. A partir dela podemos adotar correções para melhorar o ensino que está sendo ofertado”.

A secretária ainda pontuou os investimentos realizados pelo município no âmbito da educação. “No início do ano nós aplicamos uma avaliação nos parâmetros da Prova Brasil pra entender o nível de proficiência dos nossos alunos, diante dos resultados foram investidos R$ 380 mil reais em recursos do governo federal na compra de material pedagógico do programa Aprova Brasil para os alunos do 4º e 5º ano e 8º e 9º ano do ensino fundamental. Com relação ao bloco de alfabetização e letramento foram investimos com recursos próprios mais de R$ 600 mil reais na compra de material para pré-escola e as turmas 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. O objetivo é que possamos tratar a defasagem no início criando as condições para que os alunos possam criar uma trajetória escolar exitosa”.
De acordo com a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Deise Barroso, o exame tem o objetivo de preparar os estudantes para as avaliações que irão exigir dos alunos habilidades e competências nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. “A Semed diante do trabalho feito durante todo o ano, está realizando o simulado para avaliar e preparar os alunos. Nós separamos a avaliação por blocos em questões de múltipla escolha. Estamos chamando de Semana de Desempenho onde todas as escolas e gestores foram preparados para o momento da realização da prova Brasil que acontece na próxima semana”.
Para Ana Flavia Santos estudante do 9º ano da Emef São Crsitóvão, o simulado contribui no processo de preparação para a prova. “A realização do simulado é fundamental para o nosso bom desempenhom, principalmente porque nos ajuda a familiarizar com o tipo de questão que será aplicada.”
Por assessoria de imprensa