Nesta quarta-feira, 13, ocorreu a segunda edição do PitchDay, evento que marca a apresentação dos projetos finais desenvolvidos pelos estudantes participantes do Programa Inovar-SE. A iniciativa, que é uma parceria entre o Banco do Estado de Sergipe (Banese), o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendimento (Seteem), visa incentivar a inovação e a formação de jovens talentos na área de tecnologia da informação (TI).
A solenidade de abertura foi marcada pela presença de autoridades, gestores e monitores do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do SergipeTec, que estabeleceram a mesa oficial e reforçaram a importância do Programa Inovar-SE como um motor para o desenvolvimento educacional e tecnológico em Sergipe. Durante a cerimônia, os participantes destacaram o impacto positivo da iniciativa, que integra educação e inovação, oferecendo aos jovens da rede estadual de ensino a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e projetos alinhados às demandas do mercado atual.
A estudante Camili Gomes conta que foram oito meses de preparação para esse grande dia. “Realmente é um dia muito importante para nós. Meu projeto tem como propósito ajudar as pessoas analfabetas, principalmente os idosos. Agradeço ao SergipeTec e ao Grupo Banese por darem essa oportunidade para nós, estudantes da rede pública”, destaca.
Já a estudante Emily Conceição considerou que a participação no programa lhe proporcionou novas perspectivas sobre a área. “Foi uma grande oportunidade para mim”, reforça.
O gestor de Inovação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Vitor Vaz, chamou a atenção para o impacto positivo do programa para a geração de novos negócios em Sergipe. Ele destacou o sucesso da primeira edição, que foi concluída com cinco projetos vencedores, dos quais três foram incubados no SergipeTec e um está em processo de graduação. “Nesta segunda edição do PitchDay, contamos com 75 estudantes da rede estadual de ensino que desenvolveram 16 projetos. Os cinco vencedores receberão apoio financeiro de R$ 10 mil do Banese para contribuir com seus negócios e capacitar suas empresas, reforçando o objetivo do programa de capacitar jovens”, afirma.
“É muito gratificante estar participando desse programa, porque trata-se de uma oportunidade única de dar formação, conhecimento, tecnologia para esse público jovem”, disse o diretor de tecnologia do Banese, Kleber Dantas.
Segundo o gestor, o grupo Banese, junto ao Governo do Estado e o SergipeTec, tem reforçado o papel social do investimento no futuro dos jovens. “Esse programa durou cerca de oito meses, em que foram abordados assuntos de tecnologia, programação, inteligência artificial e gestão de negócios. Como a gente viu, projetos da primeira edição do PitchDay já se tornaram empresas, e tudo isso é fruto, benefício e consequência dessa parceria”, conclui Dantas.
Inovar-SE
O Programa Inovar-SE tem como objetivo promover a capacitação de estudantes da rede pública de ensino em áreas como inteligência artificial (IA), Python, Java, Machine Learning e Deep Learning. Os cinco melhores projetos receberão aporte financeiro no valor de R$ 10 mil, cursos de gestão para possível criação da empresa e farão visita técnica ao Porto Digital, em Recife (PE).
Foto: Ascom SergipeTec