Alunos da rede pública estadual de ensino de Sergipe marcaram presença na 4ª Semana Nacional de Ensino Profissionalizante, realizada em Brasília, de 26 a 28 de novembro. Com o tema ‘Inclusão, Sustentabilidade e Inovação’, estudantes de oito unidades escolares têm a oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos por eles no cotidiano, e valorizar a educação profissional e tecnológica (EPT) por meio da divulgação de seus resultados para a sociedade.
Com projetos criativos e inovadores, oito instituições da rede estadual de Sergipe puderam assumir a posição de protagonismo e apresentar pesquisas e soluções para problemas envolvidos na temática trabalhada. Foram elas: Centro de Excelência José Rolemberg Leite (Consultoria e Treinamento em Segurança Ocupacional para Pequenas e Médias Empresas); Centro de Excelência Gov. Augusto Franco (Prevenção e Controle de Riscos Ocupacionais Através de Serviço de Inspeção de Segurança Ocupacional); Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto (Bicicleta Ecológica: Um Kit Inteligente para Transporte de Delivery); Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira (Contador Binário em Led, alimentado por Placa Protoboard e CI 74ls73); Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Maria Fontes de Faria (MarieTech: Pioneirismo Sustentável e Inclusivo na Transformação Educacional); Centro de Excelência e Educação Profissionalizantes Berila Alves de Almeida (Produção de Geleia de Jenipapo: Valorização da Agricultura Familiar e Empreendedorismo); Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos (Upcycling Inovação e Sustentabilidade na Criação de Moda); e Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissionalizante Dom José Brandão de Castro (Utilização da Palma Forrageira para a Produção de Derivados do Leite).
A Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) destinada a promover a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, ressaltando a importância dessa ação para o compartilhamento de conhecimento, o estímulo à criatividade, a criação de oportunidades para que estudantes, educadores e profissionais se conectem e compartilhem ideias, e para a valorização do trabalho dos docentes, reconhecendo seu empenho e dedicação.
O professor Silvio Valença, que acompanhou os alunos do Centro de Excelência Gov. Augusto Franco e do Centro de Excelência José Rolemberg Leite, comenta que a experiência de participar do evento é de grande importância para a vida acadêmica dos alunos. “Eles trazem a experiência que adquiriram durante a realização do projeto para as pessoas que estão visitando na 4ª Semana Nacional de Ensino Profissionalizante e Tecnológico. Além disso, eles adquirem, também, a experiência relacionada à desenvoltura deles, nas apresentações, no momento em que eles respondem a perguntas e, assim, acabam realizando um networking com colegas de outras delegações”, diz o professor.
A coordenadora pedagógica do Serviço de Educação Profissional do Departamento de Educação (DED), Ione Moreira de Assunção, comenta que a Educação Profissionalizante e Tecnológica possibilita aos alunos do Ensino Médio visualizar oportunidades no mercado de trabalho. “Ainda cursando o Ensino Médio, ou logo após sua conclusão, eles veem a possibilidade de se organizar para ingressar em uma universidade e, assim, já conseguirem uma vaga de trabalho ou estágio, o que, muitas vezes, transforma a vida deles e de suas famílias”. A coordenadora cita, ainda, a importância da EPT para o desenvolvimento de habilidades necessárias. “É importante que nesses eventos eles interajam com outros colegas e evoluam nesse sentido, tendo em vista que eles precisarão interagir, trabalhar e viver em sociedade”, finaliza.
Educação profissionalizante na rede estadual de ensino
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) oferta 41 cursos em 13 eixos tecnológicos distribuídos em 60 instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Rede Pública Estadual de Ensino. Dentre os principais cursos estão Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho, Informática e Redes, Administração e Automação Industrial. Também são ofertados os cursos de Petróleo e Gás, Saúde Bucal, Cuidador de Idosos, Modelagem do Vestuário, Gerência em Saúde, Energias Renováveis, Agroecologia, Enfermagem, entre outros.
Das 60 instituições de EPT, 14 ofertam também o ensino médio integral ou concomitante com a educação profissional.