segunda-feira, 30, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Estudantes da rede estadual de ensino representam Sergipe na 4ª Semana Nacional de Ensino Profissionalizante

28 de novembro de 2024
in Educação
0
Estudantes da rede estadual de ensino representam Sergipe na 4ª Semana Nacional de Ensino Profissionalizante
Share on FacebookShare on Twitter

Alunos da rede pública estadual de ensino de Sergipe marcaram presença na 4ª Semana Nacional de Ensino Profissionalizante, realizada em Brasília, de 26 a 28 de novembro. Com o tema ‘Inclusão, Sustentabilidade e Inovação’, estudantes de oito unidades escolares têm a oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos por eles no cotidiano, e valorizar a educação profissional e tecnológica (EPT) por meio da divulgação de seus resultados para a sociedade.

Com projetos criativos e inovadores, oito instituições da rede estadual de Sergipe puderam assumir a posição de protagonismo e apresentar pesquisas e soluções para problemas envolvidos na temática trabalhada. Foram elas: Centro de Excelência José Rolemberg Leite (Consultoria e Treinamento em Segurança Ocupacional para Pequenas e Médias Empresas); Centro de Excelência Gov. Augusto Franco (Prevenção e Controle de Riscos Ocupacionais Através de Serviço de Inspeção de Segurança Ocupacional); Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto (Bicicleta Ecológica: Um Kit Inteligente para Transporte de Delivery); Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira (Contador Binário em Led, alimentado por Placa Protoboard e CI 74ls73); Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Maria Fontes de Faria (MarieTech: Pioneirismo Sustentável e Inclusivo na Transformação Educacional); Centro de Excelência e Educação Profissionalizantes Berila Alves de Almeida (Produção de Geleia de Jenipapo: Valorização da Agricultura Familiar e Empreendedorismo); Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos (Upcycling Inovação e Sustentabilidade na Criação de Moda); e Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissionalizante Dom José Brandão de Castro (Utilização da Palma Forrageira para a Produção de Derivados do Leite).

A Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) destinada a promover a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, ressaltando a importância dessa ação para o compartilhamento de conhecimento, o estímulo à criatividade, a criação de oportunidades para que estudantes, educadores e profissionais se conectem e compartilhem ideias, e para a valorização do trabalho dos docentes, reconhecendo seu empenho e dedicação.

O professor Silvio Valença, que acompanhou os alunos do Centro de Excelência Gov. Augusto Franco e do Centro de Excelência José Rolemberg Leite, comenta que a experiência de participar do evento é de grande importância para a vida acadêmica dos alunos. “Eles trazem a experiência que adquiriram durante a realização do projeto para as pessoas que estão visitando na 4ª Semana Nacional de Ensino Profissionalizante e Tecnológico. Além disso, eles adquirem, também, a experiência relacionada à desenvoltura deles, nas apresentações, no momento em que eles respondem a perguntas e, assim, acabam realizando um networking com colegas de outras delegações”, diz o professor.

A coordenadora pedagógica do Serviço de Educação Profissional do Departamento de Educação (DED), Ione Moreira de Assunção, comenta que a Educação Profissionalizante e Tecnológica possibilita aos alunos do Ensino Médio visualizar oportunidades no mercado de trabalho. “Ainda cursando o Ensino Médio, ou logo após sua conclusão, eles veem a possibilidade de se organizar para ingressar em uma universidade e, assim, já conseguirem uma vaga de trabalho ou estágio, o que, muitas vezes, transforma a vida deles e de suas famílias”. A coordenadora cita, ainda, a importância da EPT para o desenvolvimento de habilidades necessárias. “É importante que nesses eventos eles interajam com outros colegas e evoluam nesse sentido, tendo em vista que eles precisarão interagir, trabalhar e viver em sociedade”, finaliza.

Educação profissionalizante na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) oferta 41 cursos em 13 eixos tecnológicos distribuídos em 60 instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Rede Pública Estadual de Ensino. Dentre os principais cursos estão Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho, Informática e Redes, Administração e Automação Industrial. Também são ofertados os cursos de Petróleo e Gás, Saúde Bucal, Cuidador de Idosos, Modelagem do Vestuário, Gerência em Saúde, Energias Renováveis, Agroecologia, Enfermagem, entre outros. 

Das 60 instituições de EPT, 14 ofertam também o ensino médio integral ou concomitante com a educação profissional.      

Notícias Relacionadas

Curso de Ciências Contábeis da Fanese conquista nota 4 na avaliação do MEC

Alunos da Escola Bebé Tiúba fazem reforço de leitura e matemática

Programa Acolher finaliza semestre com mais de 1.700 atendimentos a alunos da rede pública estadual ...

Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para cursos técnicos de nível médio

Professores da rede estadual embarcam para os EUA em programa de aperfeiçoamento em Língua Inglesa

Reforço Escolar: Começam as aulas do programa Descomplica nas Férias em 42 escolas da rede municipal

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato