Quando se fala em expansão, imagina-se desenvolvimento, porém, durante anos, boa parte da Zona de Expansão de Aracaju ficou estagnada e, ao contrário do que se supõe, a expansão estava chegando de maneira desordenada e as melhorias requisitadas pela população tardavam a chegar. No entanto, essa realidade de atraso e insatisfação está, aos poucos, sendo transformada pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a exemplo das ruas do bairro Aruana que recebem serviços de saneamento e pavimentação de ruas e avenidas.
Atualmente, estão sendo pavimentadas a rua Antônio Freire Piuga e parte da avenida José Vivente de Almeida que complementam as obras estruturantes da Aruana e levam mais conforto e mobilidade, tanto para a população local, como também para visitantes, já que a região tem grande fluxo de turistas.
Vinda do estado de Minas Gerais, há 18 anos Beatriz Colucci se instalou em Aracaju e há nove escolheu o bairro Aruana para se firmar. O isolamento, devido à falta de insfraestrutura, era um dos pontos que a incomodava, mas, a mudança já chegou e bem na porta da sua casa. “A associação de moradores realizava reuniões e sempre eram feitas reivindicações para a região, mas, aguardamos anos para algo ser feito. Passei pouco mais de um ano fora do estado e, quando voltei, já na administração de Edvaldo, não demorou muito e a pavimentação da rua começou. Se antes ficávamos praticamente ilhados, agora, temos vias melhores para transitar e integrar o restante da região”, ressaltou.
Moradora de uma das ruas que já teve o serviço de pavimentação concluído, Meire de Oliveira precisava passar por algumas vias que ainda estavam com o asfalto comprometido ou ainda na terra. Hoje, ela já pode transitar com boa parte da região pavimentada. “Eu ando de ônibus e a pé, então, imagina como era nos dias de chuva passar pelas ruas cheias de lama na época das chuvas. Se não era lama, era uma poeira terrível. Enfim, hoje estamos vendo a Aruana expandir para melhor, já que os serviços estão sendo feitos. Isso é muito bom”, destacou.
Não é preciso nem morar no bairro para perceber as mudanças. Até quem precisa apenas passar pelo local já sente a diferença. Leôncio Santos é morador do bairro Santa Maria, mas, tem alguns clientes na Aruana, o que o faz passar várias vezes na semana pelo bairro. Como usa o carro para se deslocar, até a manutenção no carro vai ser mais simples. “Era muito buraco e isso acabava com o carro. Hoje passo por ruas que parecem um tapete. Se para mim que não moro na Aruana está ótimo, imagine para quem vive aqui. A melhora é visível. O bairro está outra coisa”, comentou.
Retomada
As obras que hoje já estão quase finalizadas na Aruana fazem parte de um conjunto de benefícios cujo recursos foram assegurados pelo prefeito Edvaldo Nogueira em sua administração anterior, mas, desde outubro de 2016, durante a gestão anterior, a obra foi paralisada com graves problemas no projeto técnico.
O esforço para retomar as melhorias demandou a atualização da planilha e reenvio aos órgãos financiadores para evitar ônus contratuais. Assim que a situação foi regularizada, sob a orientação do próprio prefeito, a obra foi reiniciada. O projeto contempla cerca de 30 ruas com serviços que contemplam mais saneamento, mobilidade e urbanização de uma área bastante populosa da capital. No total, estão sendo investidos aproximadamente R$ 14 milhões, conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal.
Agência Aracaju de Noticias